O número de casos de dengue continua alarmante em Campos e, embora nenhuma outra febre também transmitida pelo Aedes aegypti e outros tipos de mosquito, tenha sido registrada no município, dois casos isolados de chikungunya foram diagnosticados nesta semana pelo Centro de Referência de Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI), no município. Segundo o diretor do CRDI, Luiz José de Souza, os dois registros foram importados do estado da Bahia.
Trata-se de pai e filha, moradores do Parque Aurora, que procuraram o Centro de Referência após apresentarem uma série de sintomas, como febre alta e dores nas articulações, típicas da doença. Além disso, o pai, um idoso com mais de 90 anos, apresentou como complicações a síndrome de Guillain–Barré, que causa fraqueza muscular progressiva e ascendente, acompanhada ou não de parestesias (alterações da sensibilidade, como coceira, queimação, dormência, etc.), e se manifesta inicialmente nas pernas, podendo provocar perdas motoras e paralisia flácida.
O diretor falou ainda que os dois pacientes teriam contraído a doença durante uma viagem, há um mês, a municípios próximos à Vitória da Conquista, cujo Estado lidera registros de notificações de chikungunya no país. No entanto, apesar de incomodar bastante o paciente acometido, a doença não apresenta gravidades como a dengue.
Diferente da zika, onde a primeira aparição foi na Região de Uganda, na África e, que, também é transmitida pelo Aedes aegypti e outros tipos de mosquito, a febre chikungunya, oriunda da Ásia, circula livremente onde há dengue. Podendo haver, em alguns casos, a circulação de ambas as doenças num mesmo município.
SINTOMAS
Embora não apresente letalidade, a chikungunya leva mais tempo no organismo do paciente e atinge as articulações levando a inflamações. Em casos graves (edema bilateral e artrite bilateral) pode levar a mutilação. Quando acomete o joelho, com edema e dor, por exemplo, a pessoa não consegue andar.
Embora não apresente letalidade, a chikungunya leva mais tempo no organismo do paciente e atinge as articulações levando a inflamações. Em casos graves (edema bilateral e artrite bilateral) pode levar a mutilação. Quando acomete o joelho, com edema e dor, por exemplo, a pessoa não consegue andar.
TRATAMENTO
Na fase aguda, o tratamento contra a febre é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas e manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.
Na fase aguda, o tratamento contra a febre é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas e manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.
Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.
Reportagem: Kelly Maria
Fonte Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário