terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dois casos isolados e importados da Bahia de febre chikungunya foram diagnosticados em Campos


  
O número de casos de dengue continua alarmante em Campos e, embora nenhuma outra febre também transmitida pelo Aedes aegypti e outros tipos de mosquito, tenha sido registrada no município, dois casos isolados de chikungunya foram diagnosticados nesta semana pelo Centro de Referência de Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI), no município. Segundo o diretor do CRDI, Luiz José de Souza, os dois registros foram importados do estado da Bahia.
Trata-se de pai e filha, moradores do Parque Aurora, que procuraram o Centro de Referência após apresentarem uma série de sintomas, como febre alta e dores nas articulações, típicas da doença. Além disso, o pai, um idoso com mais de 90 anos, apresentou como complicações a síndrome de Guillain–Barré, que causa fraqueza muscular progressiva e ascendente, acompanhada ou não de parestesias (alterações da sensibilidade, como coceira, queimação, dormência, etc.), e se manifesta inicialmente nas pernas, podendo provocar perdas motoras e paralisia flácida.
O diretor falou ainda que os dois pacientes teriam contraído a doença durante uma viagem, há um mês, a municípios próximos à Vitória da Conquista, cujo Estado lidera registros de notificações de chikungunya no país. No entanto, apesar de incomodar bastante o paciente acometido, a doença não apresenta gravidades como a dengue. 
“O vírus ainda não chegou a Campos, mas é uma questão de tempo. Com relação a esses dois casos importados, não há risco de transmissão, pois já saíram do período de endemia (quando apresenta febre) que acontece nas primeiras semanas da doença”, informa Luiz José.
Diferente da zika, onde a primeira aparição foi na Região de Uganda, na África e, que, também é transmitida pelo Aedes aegypti e outros tipos de mosquito, a febre chikungunya, oriunda da Ásia, circula livremente onde há dengue. Podendo haver, em alguns casos, a circulação de ambas as doenças num mesmo município.
SINTOMAS
Embora não apresente letalidade, a chikungunya leva mais tempo no organismo do paciente e atinge as articulações levando a inflamações. Em casos graves (edema bilateral e artrite bilateral) pode levar a mutilação. Quando acomete o joelho, com edema e dor, por exemplo, a pessoa não consegue andar. 
TRATAMENTO
Na fase aguda, o tratamento contra a febre é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas e manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.
Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e  fisioterapia.
 Reportagem: Kelly Maria
 
 Fonte Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário