Dezesseis pássaros silvestres, em extinção, foram resgatados de um cativeiro pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, em Campos. A ação aconteceu em uma residência, na Rua Ari Ribeiro Vaz, no Parque Novo Mundo, no subdistrito de Guarus.
A ação foi realizada após uma denúncia anônima de que pássaros da fauna brasileira estavam sendo criados em cativeiro. O Grupamento Ambiental foi até o local, onde foram encontradas, nos fundos do quintal da casa, 12 gaiolas e dois alçapões. Nelas haviam nove tizius e sete papa-capins.
O responsável pelos pássaros, o jovem J.L.S.B.S., de 26 anos, não tinha licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Ele foi conduzido para a 146ª Delegacia Legal de Guarus, onde autuado por crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98.
As aves, após registro da ocorrência, foram encaminhadas para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Elas serão avaliadas e as que estiverem aptas serão devolvidas a natureza.
Fonte Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário