Vagner Basilio
Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) fez o repasse de motoniveladoras
Ao todo 25 municípios no estado do Rio de Janeiro com menos de 50 mil habitantes foram na manhã desta segunda-feira (19/05) contemplados com mais um lote de máquinas agrícolas, que são as motoniveladoras, da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Governo Federal. Esse maquinário sendo doado pela União passa a pertencer ao patrimônio público municipal.
A entrega oficial aos prefeitos foi feita em mãos pelo ministro Miguel Rosseto e o deputado federal Paulo Feijó (PR), em solenidade realizada na Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Campos, com a presença de representantes do governo do estado, municípios e instituições como o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Emater Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural); direção nacional da MST (Movimento Sem Terra).
O diretor técnico da Emater, Ricardo Mansur, representou o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de agricultura, Alberto Mofati. Marcaram presença ainda os deputados estaduais Robson Leite (PT) e João Peixoto (PSDC), além de prefeitos como Neco, de São João da Barra. O secretário de agricultura de Campos, Eduardo Crespo representou, no evento, a prefeita do município Rosinha Garotinho, que depois deste evento tinha uma audiência com o ministro. Os vereadores de Campos, Marcão (PT) e Genásio (PSC) também estiveram presentes.
Ao lado do deputado federal Paulo Feijó, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal, o ministro destacou ações que o governo federal vem implementando no país na área da agricultura e em especial no desenvolvimento agrário, o que permite uma larga escala de produção com o processo ainda de exportação.
“Esse é um dos principais e fundamentais braços do governo Dilma (Rousseff). O país tem conseguido responder bem a sua capacidade de produção para alimentar o povo brasileiro, o que é fundamental, segurança alimentar é a prioridade absoluta da presidenta Dilma hoje e como foi com o presidente Lula ontem. Nós produzimos não somente para alimentar e bem o povo brasileiro, como também geramos excedentes e exportamos para ajudar na alimentação de outros países”.
Ainda durante seu discurso o ministro reforçou que novos investimentos estão sendo projetados para o PAC3, esse que conforme já anunciado será lançado em agosto, pela presidenta Dilma.
Os municípios contemplados foram: Areal; Armação de Búzios; Arraial do Cabo; Bom Jardim; Cantagalo; Carmo; Comendador Levy Gasparian; Cordeiro; Engenheiro Paulo de Frontin; Iguaba Grande; Italva; Laje do Muriaé; Mendes; Miguel Pereira; Natividade; Paraíba do Sul; Piraí Porto Real; Quatis; Quissamã; Rio Claro; São João da Barra; Tanguá; Trajano de Moraes e Vassouras.
O prefeito de Carmo, César Ladeira falou em nome de todos os prefeitos presentes e agradeceu ao ministro, destacando a importância do projeto para municípios que têm seus orçamentos quase que totalmente comprometidos com custeio, o que impede o investimento em ações como na agricultura, e em especial na compra de equipamentos, que neste caso estaria em torno de R$ 600 mil.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário