quinta-feira, 29 de maio de 2014

ANÁLISE PROVA CONTAMINAÇÃO POR DESPEJO DE ESGOTO NATURAL NO PARAÍBA


Fundenor apresenta laudo enviado a órgãos municipais e que seguirá para o INEA
 Carlos Grevi / Arquivo

Fundenor apresenta laudo enviado a órgãos municipais e que seguirá para o INEA

Além das fotos que novamente apresentamos aqui nesta matéria e que impressionam pelo que se pode constatar ser esgoto in natura sendo despejado diretamente nas águas do Rio Paraíba do Sul, nesta terça-feira (27/05) o vereador e líder do governo na Câmara Municipal de Campos, doutor Paulo Hirano, ex-secretário de saúde da cidade, apresentou análise da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), que comprova que a Concessionária Águas do Paraíba está “provocando danos ambientais e sanitários, colocando em risco a saúde da população campista”.
A poluição ganhou mais destaque e foi alertada há semanas por moradores da comunidade Matadouro, por conta do baixo nível do rio, o que destacou ainda mais a poluição, que quando há água em sua normalidade, acaba não aparecendo como naquele momento, em que virou um verdadeiro 'rio de esgoto'. A coleta para o exame bacteriológico e físico-químico de água aconteceu exatamente neste local, que fica em frente a Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
“Como prometi nas últimas semanas, acionei a Secretaria Municipal de Saúde para que averiguasse a denúncia de crime ambiental contra a Concessionária Águas do Paraíba, com base nas informações apresentadas por colegas vereadores na Câmara Municipal. A denúncia dizia que a empresa estaria despejando esgoto in natura em lagoas e no Rio Paraíba do Sul. Pois bem, recebi a resposta-documento da analise técnico-científica do material, comprovando que a água estava altamente contaminada. Agora, com este documento, temos argumentos e provas para dar continuidade às ações”, disse Paulo Hirano, que presidente a comissão da Saúde na Câmara.
A análise apresentada pela Fundenor foi encaminhada por Paulo Hirano com ofício para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitando que sejam tomadas as providências necessárias para o encaminhamento legal da denúncia e resultado do exame, e posterior convocação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para dar sequência nas providências. Ainda foi informada a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde para que notifique e acione a empresa, afim de fazer valer a legislação.
ESGOTO CAUSA 'MAU CHEIRO' NA CASA DE LEIS
A Câmara Municipal de Campos presenciou um verdadeiro bombardeio entre vereadores governistas nas últimas semanas por conta de proposta para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços prestados pela Concessionária Águas do Paraíba, responsável na cidade pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto.
Depois de recolher 11 assinaturas e anunciar em rede social os nomes dos vereadores que haviam concordado com a proposta, o vereador Alexandre Tadeu se deparou com menos quatro e número inferior as nove assinaturas necessárias para a abertura do inquérito.
“Minha parte eu fiz. Apresentamos o relatório do Grupo de Trabalho que comprova tudo o que estamos dizendo e, apresentei a proposta para a abertura da CPI e conseguimos 11 assinaturas, mas alguns resolveram retirar suas assinaturas”, disse Alexandre Tadeu.
O tema ganhou novos rumos e foi apresentada e aprovada a realização de uma audiência pública, para o próximo dia 10, para que representantes da Concessionária possam ir a Câmara e lá, serem indagados a respeito das denúncias por uma comissão.
“Estivemos reunidos com os diretores da empresa, integrando uma comissão que contou também com os vereadores Marcão e Paulo Hirano. Vamos convidar toda a comunidade para estar no plenário da Câmara, no sentido de ouvir dos executivos da empresa o que eles têm a dizer a respeito dos serviços que ela deveria estar prestando e não está, deixando em completo abandono o contrato estabelecido com o município”, declarou o vereador Jorge Magal.
Vale destacar que o Grupo de Trabalho formado pelos vereadores Genásio (presidente), Alexandre Tadeu (relator), Linda Mara e Marcão apresentou um relatório com diversas evidências de irregularidades que comprovadas, podem inclusive ser suficientes para quebra de contrato entre a empresa e a Prefeitura de Campos.
“Deve ter gente que deve favor a Águas do Paraíba. Não quero saber de quem deve favor a empresa, quero saber do favor que devemos à população”, declarou há poucas semanas o vereador Genásio.
Os serviços prestados pela Águas do Paraíba não causaram embaraço na Câmara pela primeira vez, muito pelo contrário, essa foi a terceira vez que levantou-se a hipótese de haver uma investigação. Ainda em 2012, o vereador Albertinho foi o primeiro a sofrer um revés, quando também o grupo governista do qual também compunha, se recusou a partilhar da proposta. Já em 2013, foi a vez do vereador Magal protocolar uma denúncia crime, a que originou o Grupo de Trabalho, do qual acabou ficando de fora, o que lhe deu uma pública e notória revolta.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário