sexta-feira, 30 de maio de 2014

HOMICÍDIOS CRESCEM 53% NA REGIÃO, APONTAM DADOS DO ISP


8º BPM intensifica atividades e operações com objetivo de conter o índice de criminalidade
 Arquivo Ururau

8º BPM intensifica atividades e operações com objetivo de conter o índice de criminalidade

Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) da área do 8º Batalhão de Polícia Militar, em Campos, apontam aumento no número de três crimes violentos no primeiro trimestre (janeiro a março deste ano) se comparados com o mesmo período de 2013.
Os casos de homicídios tiveram aumento de 53,2%, subindo de 49 para 92 assassinatos. As tentativas saltaram de 80 para 136, ou seja, 56 casos a mais, enquanto que lesão corporal grave subiu de 634 para 730, contabilizando aumento de 87 casos.
A equipe de reportagem doSite Ururau conversou com o subcomandante do 8º BPM de Campos, major Fábio Campos, para saber quais medidas estão sendo tomada para conter o crescimento da violência, principalmente em Campos, que é a cidade com maior registro desses delitos.
Dos 92 homicídios registrados este ano, 24 aconteceram no mês de janeiro, 36 em fevereiro e 32 em março. A maioria das ocorrências foi registrada na área da 146ª Delegacia de Guarus, com 39 mortes, seguida na 134ª DL do Centro, com 31 casos. Os demais ocorreram em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Já no município de São Fidélis não foi registrado homicídio.
“A maioria dos crimes de homicídios e tentativas está relacionado ao tráfico de drogas. Atribuo o aumento à retomada de território por um determinado grupo, que se autodenomina pertencer à facção criminosa, e estaria protagonizando alguns confrontos”, disse o major Campos ponderando que se comparar março e maio, houve uma redução de 39% desses crimes.
Para o subcomandante, não existe facção [crime organizado] em Campos. “Quando falamos em facção, subtende a grupo organizado, mas o que vemos aqui são grupos que se autointitulam pertencer a facções como, por exemplo, a ADA [Amigos dos Amigos] e TCP [Terceiro Comando Puro] com interesses diferentes, e que querem ocupar o espaço do outro. As facções não vão fazer o que eles mesmos chamam de ‘camicaze’ em área denominada por elas, como é caso que vemos em alguns bairros de Guarus”, explicou Campos que acrescentou:
“Exemplos desse tipo de confronto foram registrados no Terra Prometida e Eldorado, que dizem pertencer ao TCP e, inclusive, protagonizaram uma troca de tiros onde uma menina foi vítima de bala perdida e morreu. Por esse motivo eu afirmo que não existe crime organizado em Campos”, disparou. Outro bairro que ocorreu esse tipo de confronto foi no Santa Rosa, protagonizado por criminosos da comunidade Sapo I e Sapo II.
Visando diminuir conflitos nesses bairros, foi instalado um trailer, com mais policiamento, na divisa do Eldorado com Santa Rosa. “Antes do trailer nós registrávamos três tentativas em um único dia nesses bairros, mas agora os números mostram que isso diminuiu”, observou.
Entre as ações de enfrentamento da criminalidade estão a realização de operações designadas pelo 6º Comando de Policiamento de Área (6º CPA) em conjunto com Ministério Público Estadual (MPE), Polícias Civil, Rodoviária Federal (PRF) e Barreira Fiscal, além de operações com batalhões que integram o CPA (8º BPM/Campos; 29º BPM/Itaperuna; 32º BPM/Macaé; 36º BPM/São Antônio de Pádua). As  operações realizadas apenas com efetivo do próprio 8º BPM, como é o caso da “Operação Fecha Quartel”, já é uma ação rotineira.
Ainda na área de atuação do 8º BPM, os delitos que tiveram maior redução foram o estelionato (com menos 46 casos ou 26,1%), estupro (com menos 41 vítimas ou 38,7%) e lesão culposa de trânsito (com menos 25 vítimas ou 7,4%). Contribuíram para essa redução, segundo o subcomandante major Campos, o aumento do policiamento ostensivo.
“Mais ostensividade nas ruas. Estamos trabalhando com 30% do nosso efetivo de segunda folga por causa do RAS Compulsório, que são policiais que na folga são remunerados para voltar para rua, além do pessoal do RAS Voluntário, que é um serviço opcional, onde a pessoal se voluntaria para tirar extra”, disse. O RAS é um Regime Adicional de Serviço criado pelo Governo do Estado com a finalidade de aumentar o policiamento.
Outra atividade destacada pelo subcomandante que tem apresentado grande resultado é com relação ao Policiamento Operacional Geral (POG), que são militares que fazem o policiamento a pé.
“Atuamos através da Subseção de Análise Criminal e Serviço de Inteligência que direcionam o planejamento operacional do Batalhão que trabalham com quartis, que são estudos estatísticos das ocorrências que acontecem semanalmente. Munidos dessas informações direcionamos o trabalho para essas áreas, designamos operações de inteligência através das informações que chagam pelo disque denúncia. Trabalhamos com o que chamo de doses homeopáticas que é esse direcionamento operacional já que a polícia não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo”, disse Fábio Campos. O Dique-Denúncia da Polícia Militar é (22) 2723-1177.
ROUBOS E FURTOS 
Crimes que também registraram aumento no primeiro trimestre de 2014 foram: roubos, com 58,9%, ou seja, mais 216 delitos, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Os furtos aumentaram em 16,2% ou mais 173 delitos. “Estamos fechando abril e maio dentro da meta de roubos a transeunte. Já os crimes de roubo e furto de veículos, teve esse aumento, mas estamos implementando ações visando essa redução”, disse o subcomandante.
Especificamente nos casos de roubo de veículos foram registrados 94 contra 40 casos do ano passado. Os furtos de veículos foram para 213, quando eram de 142. Entretanto a Polícia Militar conseguiu recuperar 162, ou seja, 78 veículos a mais que o ano de 2013.
DESLOCAMENTO DE POLICIAIS PARA ATUAREM NA COPA DO MUNDO 
O 8º Batalhão de Polícia Militar tem atualmente um efetivo de 1.068 policiais. Por conta da Copa do Mundo de 2014, que começa no dia 12 de junho, foram deslocados 59 militares para a capital. O procedimento foi adotado em todos dos batalhões da região, mas segundo major Fábio Campos, a ida desses policiais não interfere no planejamento operacional porque normalmente eles estariam de férias.
“Já tínhamos previsão dessa perda e com isso não interfere em atividades operacionais do batalhão que continua trabalhando dentro da normalidade”, disse o major.
MENORES NO CRIME
No universo da criminalidade ainda é possível observar o crescente envolvimento de crianças e adolescentes com o tráfico de drogas e crimes de homicídios. Foram apreendidos de janeiro a março deste ano, 124 menores, ou seja, 14 a mais que em 2013, quando foram registrados 110 menores apreendidos.
“A Polícia Militar enxerga a atuação desse menor como uma mão de obra plenamente utilizada pelos criminosos, porque a penalidade para a infração que ele comete é muito branda, já que trata-se de medida sócio-restritiva, o que já é uma questão de legislação e, até as autoridades, ficam amarradas à legislação do país, a qual na minha opinião pessoal, deveria ser revista, pois o menor pode uma série de coisas como, por exemplo, votar, então deveria se responsabilizar pelos seus crime”, disse major Campos.
Ele acrescentou que a polícia tem que fazer cumprir a legislação, mas que pessoalmente é a favor da redução da maioridade penal. “Já ouvi muitos adolescentes falarem para policial "pode me levar, vou sair da delegacia primeiro que você", comenta o major.
Dentro da repressão ao crime, a Polícia Militar apreendeu nesse trimestre 74.234 kg de maconha. De cocaína foram tirados de circulação 16.487 kg, já crack foram 1.548 kg, e de Ecstasy foram apreendidos 11 comprimidos, além de 105 frascos de loló.
Também houve aumento no número de armas apreendidas, que subiu de 134 para 147 (com 13 casos a mais). As prisões subiram para 474 (com mais 49 casos).



Fonte: VALQUÍRIA AZEVED
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário