Vagner Basilio
Avaliação leva em conta ainda parâmetros como reputação acadêmica
A Universidade estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) figura novamente no ranking das melhores universidades latino-americanas elaborado pela agência britânica QS (Quacquarelli Symonds), na 138ª posição. O ranking é estabelecido com base na ponderação de pontos atribuídos a um conjunto de critérios.
A UENF é destaque absoluto no subcontinente em dois deles: professores com doutorado, onde compartilha o índice de 100% com outras 14 universidades, e número de artigos publicados pelos pesquisadores (11ª posição). A avaliação leva em conta ainda parâmetros como reputação acadêmica, empregabilidade de egressos, qualidade de ensino, citações por artigo e impacto na WEB.
Com 40,9 pontos na ponderação de todos os critérios, a UENF subiu ligeiramente sua pontuação em relação à avaliação de 2013, quando tinha obtido 37. A posição relativa às demais instituições teve pequena flutuação na mesma faixa: passou de 130 para 138.
Entre as universidades brasileiras a UENF aparece na 39ª posição, representando um avanço de três posições em relação à edição 2013, quando figurava em 42º lugar.
Nas avaliações realizadas pelo MEC, a UENF se mantém entre as 15 melhores do país desde a criação do Índice Geral de Cursos (IGC), em 2008. Na última atualização do índice, referente a 2012 e divulgada em 2013, a Universidade implantada por Darcy Ribeiro ficou entre as 12 de melhor pontuação no país e a melhor dentre todas as universidades do estado do Rio.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário