quinta-feira, 29 de maio de 2014

UENF FICA MAIS UMA VEZ NO RANKING DAS MELHORES UNIVERSIDADES


Avaliação leva em conta ainda parâmetros como reputação acadêmica
 Vagner Basilio

Avaliação leva em conta ainda parâmetros como reputação acadêmica

A Universidade estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) figura novamente no ranking das melhores universidades latino-americanas elaborado pela agência britânica QS (Quacquarelli Symonds), na 138ª posição. O ranking é estabelecido com base na ponderação de pontos atribuídos a um conjunto de critérios.
A UENF é destaque absoluto no subcontinente em dois deles: professores com doutorado, onde compartilha o índice de 100% com outras 14 universidades, e número de artigos publicados pelos pesquisadores (11ª posição). A avaliação leva em conta ainda parâmetros como reputação acadêmica, empregabilidade de egressos, qualidade de ensino, citações por artigo e impacto na WEB.
Com 40,9 pontos na ponderação de todos os critérios, a UENF subiu ligeiramente sua pontuação em relação à avaliação de 2013, quando tinha obtido 37. A posição relativa às demais instituições teve pequena flutuação na mesma faixa: passou de 130 para 138.
Entre as universidades brasileiras a UENF aparece na 39ª posição, representando um avanço de três posições em relação à edição 2013, quando figurava em 42º lugar.
Nas avaliações realizadas pelo MEC, a UENF se mantém entre as 15 melhores do país desde a criação do Índice Geral de Cursos (IGC), em 2008. Na última atualização do índice, referente a 2012 e divulgada em 2013, a Universidade implantada por Darcy Ribeiro ficou entre as 12 de melhor pontuação no país e a melhor dentre todas as universidades do estado do Rio.
Publicidade

Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário