terça-feira, 24 de outubro de 2017

Hospital de Vitória faz isolamento após diagnóstico de superbactéria

 Hospital Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Maruípe, Vitória
Hospital Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Maruípe, Vitória
Foto: TV Gazeta
Uma superbactéria deixou uma paciente isolada na área de Clínica Médica do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), em Vitória. Outras 22 pessoas que estavam no mesmo andar estão recebendo cuidados para evitar a contaminação.
O Gerente de Atenção a Saúde do Hucam, Márcio Martins, explica que a Acinetobacter baumannii é uma bactéria hospitalar que se desenvolve, geralmente, em pessoas com imunidade baixa e que estão resistentes a antibióticos. Ela pode gerar infecção no paciente.

Martins acrescenta que o Hucam é um hospital de alta complexidade com referência em doenças infecciosas e com uso de drogas antimicrobianas de amplo espectro, o que promove o aparecimento de germes multirresistentes.O médico explica que apenas uma paciente apresentou resultado positivo para a bactéria e se encontra isolada. “Ela é portadora da bactéria, mas não chegou a desenvolver uma infecção devido a isso. O quadro é estável e ela é acompanhada por especialistas”, esclarece.
O controle é feito pelo hospital, como isolamento de pacientes e triagem de vigilância. “A cultura de todos os outros 22 pacientes foi colhida e o resultado foi negativo para a bactéria. Eles continuaram no 4° andar com medidas de controle para não serem contaminados”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário