quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Cocaína avaliada em R$ 42 milhões que iria para Portugal é apreendida em contêiner de navio no ES

Cães ajudaram a encontrar droga em contêiner  (Foto: Divulgação/Receita Federal )A Alfândega da Receita Federal apreendeu, no Porto de Capuaba, na Grande Vitória, 184 kg de cocaína que seguiria para Portugal, nesta quarta-feira (25). A droga estava escondida dentro de um contêiner que já estava embarcado em um navio que passaria por Santos antes de ir para o exterior.

Segundo o inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Vitória, Fabrício Betto, o valor da droga no mercado europeu é de U$ 70 mil o quilo. No total, a quantidade apreendida equivaleria U$ 12,9 milhões ou quase R$ 42 milhões, convertido para a moeda brasileira na cotação atual.
Segundo a Receita Federal, a cocaína foi apreendida acondicionada em bolsas de coloração escura. A suspeita é de que os narcotraficantes tenham escondido a droga em meio à carga legal, regular e declarada.
Os entorpecentes foram encontrados durante inspeção de cargas destinadas à exportação. O material exportado eram pneus picados, que têm um valor baixo, segundo a Alfândega. "Um produto de baixo valor agregado que, ao que tudo indica, era usado para levar a droga para o exterior", acrescentou o inspetor.
A procedência da droga não foi divulgada pela Alfândega para não atrapalhar as investigações do caso. "O levantamento de informações não parte dessa ou daquela pessoa. É feito um trabalho em cima dos dados. Tendo resultado positivo, serão buscados responsáveis pela situação", explicou Betto.
O inspetor-chefe acrescentou, ainda, que a apreensão é importante para a segurança do país, visto que os entorpecentes são trocados no mercado internacional por armamento e munição.
"Pode surgir o questionamento do porquê de apreendermos uma quantidade de droga que nem será consumida no país. Mas existe a contrapartida, que é em grande parte o financiamento da violência que a gente vê", ponderou.

A droga foi encaminhada para a Polícia Federal para perícia. Um inquérito será aberto para responsabilização do crime.                                                                              Outras apreensões

Essa não foi a primeira vez que a Receita Federal encontra uma grande quantidade de cocaína preparada para embarcar para o exterior. Em março, 433 kg de cocaína foram encontrados em sacolas que estava escondidas em contêiner com sucata para exportação do estado para a Bélgica.
Em todo o Brasil foram 17,6 toneladas de cocaína apreendidas em operações realizadas com foco nas exportações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário