terça-feira, 24 de outubro de 2017

Justiça manda soltar PM suspeito de atirar em turista na Rocinha

Espanhola morte na Rocinha (JN) (Foto: TV Globo)
 A Justiça fluminense concedeu liberdade provisória ao tenente Davi dos Santos Ribeiro, apontado como o autor do tiro que matou a turista espanhola na Rocinha. As informações são do Tribunal de Justiça do Rio, após audiência de custódia sobre o caso realizada nesta terça-feira (24).
Pela manhã, a Divisão de Homicídios pediu a prisão preventiva dele, indicand que ele seria o responsável o pela morte de Maria Esperanza, de 67 anos. O Ministério Público informou que irá recorrer da decisão proferida na audiência. Apesar de ter sido solto pela Justiça Fluminense, o PM continuará preso por responder a crime militar, segundo informou a corporação.
Na decisão desta terça, o magistrado, além de rejeitar o pedido de prisão preventiva, elogiou a conduta do policial ao longo da carreira, mas determinou que ele fique afastado do policiamento ostensivo citando inclusive o abalo psicológico do oficial. Davi também não poderá ter contato com testemunhas e ficará restrito ao trabalho administrativo na PM.
" (...) Não há o menor indício de que o mesmo possa estar atemorizando testemunhas. Não há espaço para a prisão preventiva em decorrência da gravidade do delito", ressaltou o magistrado.
Para o magistrado, a "ordem pública não se confunde com o clamor popular". Sendo assim, o juiz lembrou que "o custodiado estava trabalhando, possui imaculada ficha funcional, não havendo indícios de que solto possa reiterar o comportamento criminoso ocorrido à luz do dia". O tenente é lotado no 5°BPM (Praça da Harmonia) e estava cedido ao 23°BPM (Leblon) em virtude do reforço no policiamento da região desde que começou a guerra na Rocinha.Tiro atingiu carro de turistas perto do Largo do Boiadeiro (Foto: Henrique Coelho / G1)
De acordo com a corporação, ele tem 30 anos e esta foi a primeira ocorrência de sua carreira que resultou na morte de alguém. Ribeiro estava com outro oficial e um soldado, que deu um tiro para o alto e responderá apenas pelo crime militar de disparo de arma de fogo. A DH não autuou o soldado, nem pediu a sua prisão.
Os dois policiais militares passaram a madrugada desta terça-feira prestando depoimento na Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Eles afirmam que o carro não respeitou o pedido de parada. O guia do grupo de estrangeiros afirmou que não viu os policiais.

Os depoimentos acabaram por volta das 5h. As armas dos dois foram recolhidas e passarão por perícia. O advogado do soldado disse que o tenente atirou contra o veículo e acabou matando a espanhola. Eles serão levados para o Batalhão Prisional da PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário