segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Jovem morre em Campos com sintomas de meningite e dengue hemorrágica


30/10/2017, 15h00, Foto: Ilustração
Quatro dias após passar mal pela primeira vez, quando foi atendido na unidade de urgência de Barcelos, em São João da Barra, um adolescente de 14 anos veio a óbito no final da tarde deste domingo (29), no Hospital Geral de Guarus (HGG), para onde foi transferido no mesmo dia de sua morte. A suspeita é de que o jovem seria morrido de meningite meningocócica ou dengue hemorrágica.
O adolescente começou a se sentir mal na última quarta-feira (25) e quando atendido na unidade de saúde de Barcelos, ficou no soro. Após o atendimento, voltou para casa. No entanto, no outro dia (sexta-feira, 27), foi levado para a Santa Casa de São João da Barra. Exames apontaram baixa de plaquetas, mas, mesmo assim, após atendimento, voltou para sua residência e a família teria sido orientada para retornar ao hospital em três dias. No sábado (28), o quadro clínico piorou e ele foi levado de volta à Santa Casa, onde ficou internado. No domingo (29) a situação se agravou e o adolescente foi transferido para o HGG por volta das 12h. Às 17h veio a óbito.
DÚVIDA DA CAUSA-MORTE
De acordo com o pré-laudo emitido pelo HGG, a provável causa da morte seria meningite meningocócica ou dengue hemorrágica. Médica da Santa Casa de SJB, Gabriela Dionísio, informou que a equipe que teve contato com o adolescente passou por uma quimioprofilaxia.
Ainda segundo a médica, não pode ser afirmada a causa da morte, porque não houve tempo para serem feitos exames conclusivos. Material coletado antes de o paciente ser transferido para Campos serão analisados para confirmação da doença que levou o paciente a óbito. O corpo do adolescente não chegou a passar por autópsia.
NOTA DA PREFEITURA DE SJB
A Secretaria de Saúde de São João da Barra aguarda o resultado dos exames que serão realizados no laboratório Lacen, no Rio de Janeiro, para a confirmação do diagnóstico do paciente que veio a óbito na tarde do último domingo, 29 de outubro, após ser removido para o Hospital Geral de Guarus, na cidade de Campos dos Goytacazes, com suspeita de dengue hemorrágica ou de meningite. É o primeiro caso suspeito das duas doenças no município em 2017 e as medidas de profilaxia estão sendo tomadas pela Secretaria, mesmo antes do diagnóstico, junto à família e à Santa Casa de Misericórdia, onde o paciente foi atendido antes da remoção. A Secretaria tranquiliza quanto à Santa Casa, que não oferece riscos a população. O Município realiza ações de combate ao mosquito aedes aegypti e irá intensificar os trabalhos na região da residência do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário