terça-feira, 24 de outubro de 2017

Baleia devolvida ao mar em Arraial do Cabo é encontrada morta


24/10/2017, 15h42, Foto: O Globo
A baleia jubarte que foi devolvida ao mar no último domingo, após uma mobilização popular na Praia Grande, em Arraial do Cabo, apareceu morta nesta terça-feira. O corpo do animal, um filhote que mede aproximadamente 4 metros e pesa 7 toneladas, foi encontrado na Praia do Pontal, também em Arraial. A informação foi confirmada pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea).
Segundo o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, André Cavalcanti, devido ao estado avançado de decomposição, a carcaça da baleia será agora levada para o alto-mar.
– Ele será transportado por cerca de 11 quilômetros da costa, onde o deixaremos. Há uma grande dificuldade de levarmos para um aterro sanitário. Durante o resgate, ela já apresentava sinais de fraqueza – disse André Cavalcanti.
A baleia encalhou no canto da Praia Grande, em Arraial do Cabo, por volta das 19h de sábado. No domingo, um mutirão formado por cerca de 50 pessoas, entre bombeiros, biólogos e voluntários, conseguiu devolver a baleia ao mar. A ação também contou com a participação de Agentes da Guarda Ambiental, ICMBio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Bombeiros. O grupo utilizou baldes e toalhas para manter o animal molhado. Duas retroescavadeiras também foram utilizadas.
Em agosto, pelo menos três jubartes encalharam na costa do Rio de Janeiro em apenas uma semana. As baleias apareceram em pontos diferentes do litoral: Búzios, Restinga de Marambaia e Ilha Grande. Nesses episódios, duas foram resgatadas e voltaram para alto mar, e uma morreu. Uma quarta baleia apareceu morta próxima à restinga de Marambaia. Segundo pesquisadores, ela morreu em alto-mar e foi trazida pela maré.
Na ocasião, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resolveu criar um protocolo de ação para resgate. Representantes do quadro técnico do órgão se reuniram com representantes do laboratório Maqua da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), do Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), e de empresas que atuam nas Baías de Sepetiba e de Ilha Grande para discutir e definir as ações.
Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário