segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Média de 45 armas falsas são apreendidas por mês pela polícia na Grande Vitória

Arma de brinquedo usada para assaltar adolescentes próximo a um shopping em Campo Grande, no Espírito Santo (Foto: Vitor Jubini/Arquivo/ A Gazeta)Uma média de 45 armas falsas ou de brinquedo são apreendidas por mês na Grande Vitória pela Polícia Militar.
Foram 411 apreendidas desde o início deste ano até o mês de setembro, segundo dados da própria corporação.
Os números chamam a atenção dos próprios policiais. A PM passou a contabilizar as apreensões a partir deste ano, por causa da grande quantidade de simulacros apreendidos.
Muitas das armas falsas que já foram recolhidas pela polícia eram comercializadas sem nenhum impedimento, em lojas físicas e sites, e usadas para atividades recreativas, como o paintball e airsoft.
Em muitos casos, a compra é simples para quem tem mais de 18 anos, já que para as armas que possuem calibre de até 6mm não há exigência de registro do Exército. Há também armas de fabricação caseira e brinquedos, que confundem da mesma forma.
O sub-comandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM) da Grande Vitória, tenente-coronel Antônio Marcos Souza Reis, alerta que estas armas, apesar de falsas, podem ser confundidas pelas vítimas e são muito usadas por assaltantes.
“O risco é achar que é uma réplica e não ser e tentar reagir. A pessoa precisa partir do princípio de que aquela arma de fogo pode ofender a integridade física e retirar a vida de alguém”, orienta.

Legislação

Quem é pego com uma arma falsa não passa por nenhuma sanção penal, a não ser que use para crimes, como assaltos. A arma falsa irregular é apenas apreendida e a pessoa liberada.
O chefe da delegacia de armas, munições e explosivos do Estado, Diego Yamashita, acredita que é necessário mudanças na legislação vigente, com critérios mais rígidos para quem usa de forma recreativa.
“Tem que achar um meio termo entre quem faz o uso legal, os praticantes de airsoft, e as pessoas que usam a facilidade na legislação para cometer crimes. O tema tem que ser discutido”, acredita.
O número de armas reais apreendidas irregularmente neste ano chegou a quase mil na última semana, segundo a Polícia Militar, somente na Grande Vitória. O porte ilegal de armas pode gerar até 3 anos de prisão e multa. Não existe tipificação penal para quem é pego portando armas falsas. O material é apenas apreendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário