segunda-feira, 30 de março de 2015

SFI: pescador tem redes de pesca danificadas no mar no litoral da Praia dos Sonhos e denuncia desrespeito ao defeso do camarão



O pescador Ronis Gomes da Silva, em entrevista na manhã de segunda-feira, 30,  à Rádio São Francisco FM, acusou pescadores de arrasto motorizado de camarões na praia dos Sonhos de danificarem suas redes de pesca que são lançadas ao mar após a arrebentação. Segundo Ronis a prática da pesca de camarão neste período do defeso é ilegal.

“Além disso eles me causaram prejuízos cortando a minha rede de pesca”, diz. A rede dos pescadores das espécie tainha e sarda geralmente prende com facilidade nos motores dos barcos chamados de motor de rabeta .

“Quando isso acontece, eles acabam cortando nossas redes que embolam na hélice”, conta o pescador que só nesta segunda contabilizou um prejuízo de R$500, valor de uma rede nova que ele lançou ao mar para a pesca de tainha.

O período do defeso do camarão teve início no dia 1° de março e se estende até o dia 31 de maio.

Durante este período, fica proibida a pesca de arrasto motorizado dos camarões branco, rosa, santana, sete barbas, entre outros. O objetivo desta paralisação temporária de pesca é promover a recuperação do estoque pesqueiro e evitar a extinção da espécie.

Os órgãos ambientais orientam aos pescadores, comerciantes e consumidores a respeitarem o defeso, uma vez que é nesse intervalo que ocorre a reprodução e crescimento dos camarões. Quem for flagrado desrespeitando o período de defeso poderá ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.

O Defeso do Camarão é regulamentado pela Instrução Normativa IBAMA nº189/2008. A cadeia produtiva, que inclui pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pela captura, conservação, beneficiamento, industrialização, comercialização e transporte de camarões deverá declarar à Superintendência Estadual do IBAMA, uma relação detalhada do estoque das espécies existentes, indicando os locais de armazenamento.

Com a palavra os órgãos ambientais e a Colônia de Pescadores Z1 de São Francisco de Itabapoana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário