sexta-feira, 27 de março de 2015

Permissionários do camelódromo protestam após ação da Postura



  Daniela Abreu
Manifestantes fecharam rua ateando fogo em caixotes

Permissionários do Shopping Popular Michel Haddad, em Campos, realizaram na manhã desta sexta-feira (27/03, uma manifestação na Avenida José Alves de Azevedo, a Beira-Valão, na descida da Ponte Leonel de Moura Brizola, popularmente chamada de Ponte Rosinha Garotinho, no Centro da cidade.
Ateando fogo em caixotes, os manifestantes fecharam a via por cerca de uma hora. Para controlar o trânsito a Guarda Municipal interditou a subida da ponte em Guarus e desviou o trânsito na Beira Valão na esquina com a Avenida Alberto Torres.
Os manifestantes informaram que o protesto ocorreu depois que agentes da Secretaria de Fiscalização de Posturas, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar recolheram várias mercadorias, segundo os permissionários, sem justificar o motivo da apreensão.
Segundo Mara Santos, as vendas caíram desde que mudaram para o novo espaço e isso estaria trazendo grandes prejuízos.
“Nossas vendas já caíram 70% e eles ainda vem apreender nossos produtos sem justificativa. Isso é um absurdo. Estamos aqui trabalhando para sustentar nossas famílias”, disse Mara revelando ainda que todos os permissionários pagam uma taxa de R$ 27,00 mensalmente para ocupar o Parque Alberto Sampaio.
Os permissionários contaram ainda que os constantes alagamentos em dias de chuva tem refletido também na queda do movimento e na perda de mercadorias.
A prefeitura de Campos informou por meio de nota que “a Codemca, Guarda e a Postura realizam operações de rotina de caráter educativo e quando necessário, as medidas administrativas para garantir que o regulamento seja cumprido, como apreensão de mercadorias, são tomadas.
Ainda segundo a nota, o objetivo é garantir a mobilidade no local e evitar a poluição visual, já que o contrato prevê cumprimento de normas para utilização do local visando o bom funcionamento do mesmo e direitos iguais para todos. Com esta medida, é garantida a isonomia de tratamento porque, uma vez que os permissionários dos primeiros boxes mantêm mercadorias expostas de forma irregular, atrapalham a visibilidade os outros boxes. Na fiscalização desta sexta-feira, a fiscalização verificou a forma de exposição dos produtos.
Os permissionários são Microempreendedores Individuais (MEI´s) e, como tais, possuem obrigações e benefícios inerentes aos profissionais formalizados. Por isso, pagam tributos, através de Darfs que são recolhidos e repassados ao governo federal. Além disso, em reuniões realizadas com os permissionários durante o processo de formalização, foi acordado com os MEI´s o pagamento de uma taxa pela permissão de uso do espaço público a todos os permissionários da cidade. As taxas pagas, através de boletos, são previstas em contrato assinado por eles. Hoje, todos que atuam no Shopping Popular são formalizados e estão com todos os direitos garantidos.
A Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), na descida da ponte Leonel Brizola passou por obras de drenagem no ano passado para solucionar o problema que afetava o local em dias de chuvas. De acordo com o Secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, o sistema de drenagem funciona normalmente na descida da Ponte Leonel Brizola.  O que pode ocorrer são situações pontuais, como na última semana, quando, em virtude de uma limpeza geral  no Mercado Municipal, antes que todo lixo fosse removido, a chuva forte levou os resíduos para os bueiros e provocou a retenção da água, o que foi resolvido, já que as máquinas que estavam no local realizando os trabalhos de limpeza logo fizeram a desobstrução dos bueiros”.
Fonte    Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário