Robson Oliveira - Ascom
Além de Campos, a microbacia Fazenda Tipity, em SFI, também recebeu o benefício
Mais 252 famílias de pequenos agricultores na Região Norte Fluminense foram beneficiadas com saneamento rural, implantado pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, num investimento de R$ 415 mil.
Na manhã desta quinta-feira (26/03), o secretário da pasta, Christino Áureo, esteve no assentamento Antônio de Farias, na microbacia Rio Ururaí, em Campos, onde foram instalados kits de fossas sépticas para 59 famílias.
A tecnologia, desenvolvida pela Embrapa, permite a destinação adequada dos dejetos, evitando a poluição da água e aumentando a qualidade de vida no campo.
Gabriel de Oliveira, um dos beneficiados em Campos, que vive da produção de leite e cultivo de aipim, banana e hortaliças, destacou a importância do Rio Rural na conscientização da comunidade do assentamento para a necessidade de preservar o ambiente.
Durante a visita, Christino Áureo lembrou que a secretaria de Agricultura tem participado do desenvolvimento do assentamento desde sua regularização fundiária, passando pela construção das casas, eletrificação rural, recuperação das estradas vicinais e, agora, com o saneamento rural.
"Fico feliz em ver que nosso trabalho vem resolvendo grande parte das demandas dos produtores", enfatizou o secretário, ao adiantar que até o final de 2016 o Rio de Janeiro será o estado brasileiro com maior programa de saneamento rural implantado, beneficiando 18 mil famílias.
O saneamento é uma das ações do Rio Rural para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, o programa já investiu R$ 8,5 milhões na implantação de cinco mil unidades de fossas sépticas biodigestoras, que estão sendo instaladas em microbacias de 24 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana.
Também estiveram presentes durante as visitas o deputado estadual João Peixoto, presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, o secretário executivo do Rio Rural, Nélson Teixeira, a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos e o vereador Álvaro César.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário