terça-feira, 31 de março de 2015

HFM: assistência na tentativa de suicídio


HFM suicídio 2O setor de psicologia do Hospital Ferreira Machado (HFM) promoveu nesta segunda-feira um encontro com psicólogos da unidade hospitalar e do Hospital Geral de Guarus (HGG), além outros profissionais da rede de saúde, para discutir a implantação de um novo fluxograma para o atendimento de pacientes que tentarem cometer suicídio.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é um problema de saúde pública, respondendo por 0,9% de todas as mortes no mundo, sendo a terceira causa entre adolescentes. Um milhão de pessoas põe fim à própria vida todos os anos, mais do que mortes por assassinatos ou vítimas de guerra. Ainda segundo estudos da OMS, ocorre um suicídio em alguma parte do planeta a cada 40 segundos.
Para a coordenadora do Serviço de Psicologia do HFM, Denise Gondim, o encontro foi fundamental para traçar novas condutas no atendimento e no encaminhamento de pacientes. “Neste encontro, tratamos da capacitação para assistência às tentativas de suicídio. A ideia é receber, tratar e acompanhar esse paciente, já que o índice de reincidência é muito grande”, disse.
Ainda segundo Denise, o Hospital Ferreira Machado vai funcionar como referência nos casos de média e alta complexidade. “Vamos acompanhar o paciente e sua alta estará condicionada a um parecer da psicologia. Ele vai sair do hospital com um encaminhamento para continuar se tratando na rede de saúde, que contará com um serviço de busca ativa para aquele que não comparecer ao agendamento”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário