segunda-feira, 30 de março de 2015

Imagens mostram PMs encurralados na Rocinha durante tiroteio


Em outro flagrante, homens armados entram na Mangueira. 
Beltrame admite que programa de UPPs precisa de ajustes.

Do G1 Rio
O fim de semana foi de tensão em duas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Imagens do RJTV mostram um intenso tiroteio na Rocinha, na Zona Sul, e homens armados entrando na Mangueira, na Zona Norte.
A noite de sábado (28) foi de tensão na Rocinha: encurralados num beco na parte alta do morro, policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) trocam tiros com traficantes. As imagens mostram a sequência de tiros, que acertam a parede de uma casa. Durante o tiroteio, traficantes se comunicam pelo rádio.
“Os cana tá no alto”; “aonde cumpadi?”; “a gente tá aqui no bagulho aqui, tá tiro pra caramba”, conversam entre si os supostos traficantes.
Um policial ficou ferido e criminosos também foram baleados. Mas ninguém foi preso. No domingo (29) a PM fez nova operação na Rocinha e mais um policial foi ferido.
O fim de semana foi de tiroteio também na Mangueira. Imagens mostram mais de dez homens armados invadindo a favela. Um deles percebe que está sendo gravado e quebra a câmera.
Segundo a polícia, o grupo chefiado pelo traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, tentava expulsar uma quadrilha rival que comanda a venda de drogas na Mangueira.
O Batalhão de Choque impediu a invasão. Armas e munição foram apreendidas. Quatro traficantes morreram e dois policiais ficaram feridos.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, admitiu que as UPPs precisam passar por ajustes. Segundo disse, a primeira fase do projeto chegou ao fim e agora é preciso avançar.

“Precisamos equipar essas UPPs com estrutura definitivas, capacitar policiais. Em qualquer programa na vida da gente, ajustes têm que ser feitos.  E continuaremos fazendo, mas isso não é garantia que nada mais vai acontecer no Rio. A segurança pública é um paciente em estado febril. Difícil de se vencer”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário