Arquivo Ururau
Número de microempreendedores individuais também teve aumento no ano
O crescimento de importantes setores de atividades econômicas alavancou a geração de postos de trabalho em Campos, levando o município a alcançar a quarta posição no ranking estadual de municípios que criou mais vagas de empregos em 2013. A informação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 4734 novos empregos foram gerados, principalmente, em decorrência do crescimento dos setores de Serviço e Construção Civil. Nos últimos cinco anos, foram mais de 21 mil empregos gerados com carteira assinada.
“Destaca-se o crescimento da rede hoteleira na região e as oportunidades de turismo de negócios. No município, já existem 32 hotéis e pousadas em funcionamento, e estão em construção sete novos hotéis de grandes redes hoteleiras. A cidade também possui o maior polo cerâmico do estado, com mais de 90 indústrias”, informou o secretário Wainer Teixeira.
Além disso, nos últimos anos, graças a incentivos fiscais, concedidos pelos governos municipal e estadual, Campos atraiu empresas nacionais e internacionais de médio e grande porte, como a empresa alemã Schulz, a empresa holandesa Purac Sínteses, Agila Especialidades Farmacêuticas, entre outras, acrescentou o secretário.
Para Wainer, a construção na região de grandes empreendimentos, como o Complexo Logístico Industrial Farol/Barra do Furado, localizado entre os municípios de Campos e Quissamã, e o Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, tem alavancado a economia local, assim como as obras que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura.
Empresas estão se instalando no município campista para a terceirização da mão de obra que o Porto do Açu, em São João da Barra, necessita, fomentando a economia do município em diversas áreas.
“Campos também se destaca como um polo universitário, e qualifica mão de obra para todos os empreendimentos da região. Em relação à infraestrutura logística do município, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro esta em processo de municipalização e ampliação. Além disso, o trecho da BR-101 que passa pelo município esta sendo duplicado”, lembrou Wainer.
Também, conforme informações divulgadas no Portal do Empreendedor do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2013, o número de microempreendedores individuais foi 24,7% maior que o do ano de 2012. Foram 10.173 empreendedores individuais em 2013, enquanto que, no ano anterior, o total foi igual a 8.154. A expectativa é para que, em 2014, o crescimento continue.
De acordo com o órgão federal, na comparação dos três primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2013, um crescimento de, aproximadamente, 25,8% foi registrado. Enquanto que, de janeiro a março de 2013, foram contabilizados 8.527 novos microempreendedores, no primeiro trimestre de 2014, o total chegou a 10.729.
Nenhum comentário:
Postar um comentário