sexta-feira, 9 de março de 2018

Cidades do interior do estado são castigadas pela chuva

Rio - A instabilidade que tem provocado chuvas fortes no estado tem castigado cidades do interior do estado. Na manhã desta sexta-feira, municípios de Macaé e Campos, no Norte Fluminense, e Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana, contabilizam os prejuízos provocados pelo temporal.

Em Macaé, o canal Fábio Franco transbordou e prejudicou a circulação nos bairros Miramar e Visconde, alagando várias vias. Todas as linhas de ônibus estão operando com restrições e itinerários alterados, com os bairros Bicuda Pequena e Serra da Cruz sem circulação. Na região serrana está sendo feito sistema de baldeação por conta da interdição para veículos pesados na ponte do Trapiche. A linha Macaé x Frade também está circulando com sistema de baldeação. As estradas que levam para Serra da Cruz e Bicudas, em Cachoeiros de Macaé, estão interditadas.


Equipes da Prefeitura de Macaé trabalham para desobstruir as ruas alagadas. Houve interrupção no abastecimento de água da região serrana e equipe da Secretaria Adjunta de Saneamento realiza reparos para restabelecer o serviço. Enquanto isso, a população da região serrana deve economizar água.

O trânsito está congestionado na cidade por conta dos grandes alagamentos. Na RJ-168, próximo ao condomínio Village do Horto, o trânsito funciona em meia pista após uma queda de árvore. A prefeitura orienta que caso a população precise sair de casa, que use rotas seguras.

Em Campos, o prefeito Rafael Diniz esteve reunido com o Grupo de Emergência em Alagamento na madrugada desta sexta-feira para traçar as ações devido às fortes chuvas que afetaram o município. Segundo dados da Defesa Civil, em cinco horas choveu mais do que o esperado para o mês de março inteiro, já que foram registrados cerca de 94,5 mm, enquanto que a previsão para todo o mês era de 73,1. Alguns locais chegaram a registrar 140mm de chuva, como em Sapucaia.

Equipes atendem chamados de emergência nas localidades mais afetadas.  As aulas na Escola Lulo Ferreira de Araújo, em Morro do Coco, estão suspensas nesta sexta-feira . Já em outras unidades, a Secretaria Municipal de Educação avalia a necessidade de suspensão ou não das aulas.

Transtornos também na Região Serrana

Em Petrópolis, a forte chuva deixou 21 famílias desalojadas e outras três desabrigadas no distrito da Posse. Até a noite desta quinta-feira, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 33 ocorrências , sendo 21 delas no distrito da Posse. Em campo, os técnicos fizeram 69 atendimentos, entre os quais vistorias preventivas.

Equipes da prefeitura permanecem na região dos distritos em atendimento às ocorrências relacionadas à chuva que atinge a cidade desde a noite de quarta-feira. O DER-RJ e o DNIT, órgãos aos quais cabem a manutenção e fiscalização da Estrada União e Indústria, foram chamados para a desobstrução da via, na altura da Jacuba. A estrada está com as duas pistas interditadas após dois rolamentos de rochas. A Defesa Civil solicitou a avaliação do risco de outras pedras rolarem neste trecho. Além disso, outros cinco pontos da estrada foram atingidos por barreiras.

Houve deslizamentos no distrito de Pedro do Rio. A Defesa Civil foi acionada também para vistorias preventivas e avaliação dos riscos de queda de pedras no bairro Itamarati. A cidade está em estágio de atenção, já que a chuva permanece em algumas regiões da cidade e existe a previsão de chuva permanente ao longo do dia. A secretaria orienta a população a ter atenção em função do solo encharcado. Nas últimas 24h, choveu 168mm no distrito da Posse.

Dez unidades escolares suspenderam as aulas na cidade. A forte chuva causou a queda de uma barreira na parte de trás da Escola Municipal Oswaldo da Costa Frias, que fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, na Posse. O espaço foi interditado temporariamente pela Defesa Civil. Por medida de precaução, a Secretaria de Educação resolveu suspender as aulas nas 10 unidades escolares municipais localizadas na Posse.

Teresópolis sem ocorrências na noite desta quinta-feira

Em Teresópolis, apesar da chuva não houve nenhuma ocorrência registrada na noite desta quinta-feira, de acordo com a Defesa Civil da cidade. Durante o dia, houve uma interdição parcial após a queda de uma barreira na Rua Íris, no bairro Jardim Meudon, que já está liberada. Uma família ficou desabrigada na via após a casa ser interditada devido ao risco de desabamento. O casal com uma criança de um ano e meio foram acolhidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e encaminhados para um abrigo.

A Defesa Civil de Teresópolis está em Estágio de Vigilância, monitorando as condições do tempo e mantendo a população informada através das redes sociais, dos alto-falantes das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e do aplicativo AlertasDCT.

Como os acumulados de chuva estão elevados, a prefeitura recomenda que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e em caso de emergência liguem para o telefone 199, que funciona 24 horas. Não há alteração na rota dos ônibus. Escolas e creches municipais funcionam normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário