sexta-feira, 23 de março de 2018

Escolas voltam a funcionar, PM e Prefeitura se reúnem e MP instaura inquérito

Atualizada às 17h12 - Representantes da Prefeitura de Campos e das polícias Civil e Militar se reuniram, nesta sexta-feira (23), na sede da Prefeitura, para traçar termos do protocolo de ações integradas de segurança nas escolas do município, como o reforço do patrulhamento ostensivo e ônibus de monitoramento da Guarda Civil Municipal. Nesta sexta (23), as aulas nas escolas do Parque Eldorado foram retomadas e na próxima segunda (26) será a vez das unidades do bairro da Codin.

Na reunião estiveram presentes o secretário municipal de Educação Cultura e Esporte, Brand Arenari; o chefe de Gabinete do prefeito, César Tinoco; o superintendente de Paz e Defesa Social, Darcileu Amaral; o comandante da Guarda Civil Municipal, Fabiano Mariano; o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Fabiano Santos de Souza; o delegado da 146ª DL/Guarus, Luis Mauricio Armond e o subprocurador Geral do município, Paolo Ney Bastos.


Esta primeira reunião definiu uma série de ações futuras e imediatas. Segundo Brand Arenari, as medidas a serem expostas no protocolo vão garantir mais efetividade diante de situações que possam colocar em risco a comunidade escolar, mas o planejamento vai além.

— Na reunião, todos os participantes concordaram que a melhor forma de enfrentarmos situações como esta é com a união de todos os órgãos. O que nós formamos aqui é a articulação entre a secretaria municipal de Educação, órgãos ligados à segurança pública e a Prefeitura como um todo para que possamos promover não somente ações pontuais ligadas à segurança, quando ocorrer algum evento, mas também ações mais amplas neste sentido, como atividades de promoção social e cultural — exemplificou o secretário.

O comandante da Guarda informou que a ronda escolar já foi intensificada nas escolas dos bairros da Codin e Eldorado.

— Enquanto agentes estarão diariamente nas escolas, o ônibus de monitoramento itinerante dará o apoio necessário — complementou.

A ronda policial também foi reforçada nos bairros e em especial nos arredores das escolas no período das aulas, como afirmou o comandante do 8º BPM.

— Com o protocolo de ações teremos mais controle e as ações em prol da segurança de todos poderão ter resultados ainda mais efetivos — disse o tenente-coronel Fabiano Souza.

O grupo terá novos encontros para fechar o planejamento das ações.

— Cada órgão apresentará seu projeto e esse protocolo será repassado a todos os envolvidos e diretores de escolas. Nosso objetivo é dar resolução rápida e perenidade aos resultados —  declarou o delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia Civil, Luis Mauricio Armond.

MPRJ instaura inquérito e realiza reunião para discutir segurança nas escolas

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Comarca de Campos dos Goytacazes, instaurou, nesta quinta-feira (22), inquérito civil, com o objetivo de apurar a existência de ameaça à integridade física e psíquica dos alunos matriculados nas escolas da rede municipal situadas nos bairros Santa Rosa, Codin e Parque Eldorado.

Diante da gravidade da situação, o MPRJ realizará em sua sede em Campos, às 13h desta sexta-feira (23/03), reunião para tratar da questão da ausência de segurança nas imediações das escolas no distrito de Guarus, em especial nas situadas nos três bairros já citados. Foram convocados para a reunião o Comandante do 8º BPM, o secretário municipal de Educação e representantes do Sindicato dos Professores.

De acordo com a portaria de instauração do inquérito,  alunos e professores vêm sofrendo com as constantes ameaças e constrangimentos por parte de traficantes. A situação teria se agravado nos últimos dias, com registros de tiroteios e consequente fechamento das unidades educacionais com a suspensão das aulas, fatos ocorridos nos CIEPs Pedro Álvares Cabral e Carmem Carneiro, e na Escola Municipal Branca Peçanha, entre outras, por ordem direta de traficantes.

Na reunião, serão discutidas medidas que poderão ser tomadas pela secretaria municipal de Educação e forças policiais para garantir o funcionamento das escolas, com segurança para alunos, professores e demais servidores. Aponta ainda o MPRJ que a qualidade da ambiência escolar é de extrema relevância e, quando em desequilíbrio, compromete a aprendizagem. Após a reunião, serão divulgadas quais ações deverão ser implementadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário