domingo, 25 de outubro de 2015

Beneficiários do Bolsa Família devem comprovar requisitos


Os moradores de Rio das Ostras que sejam beneficiários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, devem ficar atentos. Para manter o auxílio, as famílias precisam procurar o quanto antes os postos de saúde para comprovar os requisitos de cuidados básicos, como vacinação dos filhos e consultas de Pré-Natal, no caso das gestantes. Todos deverão ser pesados e medidos, para avaliar o estado nutricional. Quem não comparecer às unidades ainda neste semestre corre o risco de perder o benefício.
Ainda que o prazo termine no fim de 2015, a Secretaria Municipal de Saúde aconselha que as pessoas que recebem o benefício já busquem os postos para regularizar sua situação, evitando a concentração dos atendimentos nos postos ao final do período de comprovação de dados.
As famílias beneficiadas devem levar seus filhos, de 0 a 7 anos, aos postos de saúde para verificação de peso e altura, munidos dos cartões de vacinação. Já as grávidas precisam levar o cartão de gestante, comprovando o acompanhamento de Pré-Natal. Mulheres de 14 a 44 anos devem comparecer também. Para todos atendimentos é necessário portar o cartão do Programa.
Em Rio das Ostras, as unidades básicas de saúde do Mar do Norte, Cantagalo, Nova Esperança, Jardim Mariléa, Operário, Recanto, Boca da Barra, Cidade Praiana, Âncora, Rocha Leão, além dos Centros de Saúde da Extensão do Bosque e Nova Cidade e a Clínica da Família, no Âncora, realizam o acompanhamento dos beneficiários, que acontece semestralmente.
Atualmente, mais de 4 mil famílias de Rio das Ostras estão inscritas no Programa Federal.
Requisitos — Ao ingressar no Programa Bolsa Família, os cidadãos se comprometem a manter seus filhos, crianças e adolescentes em idade escolar, frequentando a escola e a cumprir os cuidados básicos de saúde.
Os beneficiários devem se identificar como participantes do Programa Bolsa Família durante as visitas aos postos, o que facilita a comprovação dos cuidados e evita a interrupção do recebimento do auxílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário