segunda-feira, 29 de julho de 2013

MOMENTOS MAIS IMPORTANTE NA VISITA DO PAPA FRANCISCO

Os 3 momentos que mais marcaram o papa Francisco

Em sua fala final, papa destaca encontro com dependentes químicos e visita à favela e ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Papa momento que marcaram 2Papa em Aparecida 2Em seu último discurso no país, o papa Francisco afirmou que deixa o Brasil já com “saudades”. Em sua fala na cerimônia de despedida encerrada há pouco na Base Aérea do Galeão, o pontífice destacou alguns pontos de sua visita de uma semana ao país para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e pediu novamente que rezassem por ele.
Seu discurso final começou com elogios a sua recepção no país. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse. “Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários”, disse.
Papa momento que marcaramNossa Senhora AparecidaO papa fez questão agradecer ainda à presidente da República, Dilma Rousseff que, em sua avaliação, “se fez intérprete dos sentimentos de todo o povo do Brasil para com o Sucessor de Pedro”.
Ao lembrar sua agenda extensa no país, o papa ressaltou três, em sua fala final: a passagem no Hospital São Francisco na Tijuca, zona norte do Rio, onde encontrou dependentes químicos, na quarta-feira; a visita à favela da Varginha, em Manguinhos, zona norte do Rio na quinta-feira; e sua chegada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na última quarta-feira. “Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana”, afirmou.
Para o religioso, as pessoas que viu e os lugares que encontrou no país demonstram “uma celebração estupenda da nossa fé fecunda e jubilosa em Jesus Cristo”. “Cristo está preparando uma nova primavera em todo o mundo. Eu vi os primeiros resultados desta sementeira; outros rejubilarão com a rica colheita”, ressaltou.
Quando se despediu das pessoas na cerimônia, afirmou ainda que o “Papa vai embora e lhes diz ?até breve’, um ?até breve’ com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe”, disse, arrancando aplausos da multidão.
Representando a presidente Dilma, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) não poupou elogios ao papa. Classificou-como um religioso suave, gentil e singelo, e chamou-o de “um verdadeiro evangelizador”, que, com sua informalidade teve o poder de encantar jovens, adultos e idosos. Usou ainda as palavras de um dos primeiros discursos do papa no país, quando o chefe da Igreja Católica pediu licença para bater na porta dos corações dos brasileiros. “Em 2017 [ano previsto para o retorno do papa ao Brasil] não haverá necessidade de bater portas, porque elas foram permanentemente abertas pela força de sua presença. Da próxima vez entre sem pedir licença”, afirmou Temer.
Na análise do vice-presidente, Francisco em sua visita lançou, no país “muitas pedras reavivadoras da fé cristã” – uma analogia à história de Pedro, primeiro chefe da Igreja Católica que, segundo a Bíblia, teria sido convocado p or Deus para “lançar a primeira pedra” da fundação da Igreja no mundo.
O papa embarcou às 19h20 em um voo da Alitalia, na Base Aérea do Galeão. A previsão é que o religioso chegue em Roma por volta as 11h30, horário italiano.24 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário