quinta-feira, 25 de julho de 2013

DELEGADO REBATE CRITICAS DO MPE

Delegado rebate MPE e diz que foi feito registro de crime de tortura

Ele garante que caso foi registrado de número 05271/2013 no dia 27 de junho
 Carlos Grevi

Ele garante que caso foi registrado de número 05271/2013 no dia 27 de junho

Após o Ministério Público Estadual (MPE) divulgar na tarde desta quarta-feira (24/07) a prisão de doissuspeitos de torturar três pessoas, sendo dois adolescentes um maior de idade, e também relatar que um inspetor da Polícia Civil teria se recusado a fazer o Registro de Ocorrência (RO), o delegado titular da 134ª Delegacia Legal, Geraldo Assed procurou a equipe doSite Ururau para esclarecer que a informação é inverídica e que ficou surpreso ao tomar conhecimento dos fatos através do site. O Registro de Ocorrência número 134.05271/2013 foi feito no dia 27 de junho deste ano.
Na nota, o delegado disse: “Causou-me surpresa ao ler a matéria da prisão de dois nacionais pela prática de crime de tortura, onde foi mencionado que a mãe da vítima veio a esta delegacia e não foi feito o registro, pois possivelmente o inspetor responsável pelo registro conhecia os envolvidos, citando ainda um telefonema de um ex-vereador”, diz o texto que segue: 
“Primeiramente cabe esclarecer que este policial somente soube dos fatos na data de ontem (23/07/2013) através da delegada Ana Paula, não sendo jamais procurado pela mãe ou qualquer outro familiar da vítima, sendo o caso analisado pelo Dr. Rodrigo que determinou a confecção do registro. Em segundo lugar o Registro de Ocorrência foi feito no dia 27/06/2013 em que a vítima narra todos os fatos detalhadamente, sendo que no dia 28/06/2013 (um dia após o registro) o inquérito foi requisitado pelo Ministério Público sem minha ciência e para lá encaminhado, sendo que não mais retornou a esta delegacia. Portanto não há de se falar em inércia da Polícia Civil, que atendeu ao reclame da vítima e confeccionou o registro, garantindo este policial que se tivesse tomado ciência do fato certamente teria pedido a prisão dos envolvidos, assim como o Dr. Rodrigo que presidiu o feito também teria pedido, não sendo tal ato realizado, pois como dito anteriormente o inquérito foi remetido ao Ministério Público sem minha ciência no dia seguinte ao registro”. 
Geraldo Assed ressaltou “Por fim que quanto a qualquer ingerência ou pedido de políticos em minhas gestões as mesmas são imediatamente rechaçadas, pois trabalho de forma independente e sem ingerências. Mais uma vez lamentando a inveracidade das informações que acabam por denegrir a imagem da Polícia Civil”, finalizou. 
Durante a coletiva a promotora Renata Felisberto citou que dias depois, a mãe de um dos menores teria comparecido à 134ª Delegacia Legal (Centro), na tentativa de registrar a ocorrência. Ela teria recebido ligações de um ex-vereador e ex-presidente da Câmara, pedindo para que esquecesse o caso e o conheceria por conta de campanhas políticas. A mãe apresentou o celular contendo as ligações que, segundo a promotora, podem ser do ex-vereador.
Segundo a promotora, a mãe da vítima teria relatado que na delegacia, ela teria ouvido que ela mesma deveria investigar a autoria do crime, o que a levou a crer que o inspetor conheceria as partes envolvidas. 
Inconformada, a mãe, juntamente com familiares das demais vítimas, buscou o auxílio do Ministério Público Estadual.  
“Eles foram na delegacia e lá na delegacia estava com suspeita de que não ia registrar ou ia registrar de uma outra forma. A mãe de uma das vítimas disse que o inspetor chegou e falou que não ia registrar nada, que quem tinha que investigar era a mãe. Quem era pra saber, quem era o autor do crime era a mãe, que ele não ia investigar nada. Então dando a entender que ele conhecia o autor”, disse a promotra.


Fonte: REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário