quarta-feira, 10 de julho de 2013

QUISSAMÃ AMPLIA ATENDIMENTO DA SAÚDE BUCAL PARA POPULAÇÃO


No mês de junho, o número de atendimentos chegou a 3.267
 Adilson dos Santos / Ascom

No mês de junho, o número de atendimentos chegou a 3.267


Dentre as novidades implantadas em junho deste ano, a ampliação do atendimento nas unidades de saúde com maior volume garantiu melhor qualidade de vida aos munícipes, bem como o atendimento a pacientes que necessitam de tratamento de canal, cujo horário noturno foi implantado a fim de dar maior comodidade aos trabalhadores que se enquadram no horário padrão (comercial) e tinham dificuldade de poder fazer o tratamento.
A secretaria de Saúde da Prefeitura de Quissamã por meio da coordenação de Saúde Bucal ampliou o atendimento para a população com oferta de diferentes especialidades e novos horários, além de revitalizar o programa de prevenção para estudantes e adquirir materiais odontológicos de primeira qualidade.
PSFs (Postos de Saúde da Família) como os dos bairros Matias, Santa Catarina e Caxias que antes tinham dois dias de atendimentos, agora, passaram ter cinco dias, sendo realizados de segunda a sexta-feira. No Carmo, os usuários ganharam mais dois dias para serem atendidos e no Centro de Especialidades, o projeto de ampliação contemplou todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, para os casos de emergência.
Somente no mês de junho, após a ampliação dos serviços à população, o número de atendimentos realizados nos 11 consultórios existentes chegou a 3.267, de acordo com informações da coordenação de Saúde Bucal, que é gerenciada pelo dentista Marcelo Nogueira Alves.
“Na coordenação de Saúde Bucal, identificamos as demandas e apresentamos à secretaria, que implantou esses serviços e revitalizou outros, como por exemplo, o de odontopediatria, que ao assumirmos não tinha, e agora é possível darmos um atendimento especializado às crianças”, pontuou Dr. Marcelo.
Atualmente a coordenação de Saúde Bucal oferece tratamento nas seguintes especializações: endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento da gengiva), odontopediatria (atendimento infantil), buco-maxilo-facial (com rede consorciada do Estado, ou seja, é feito o diagnóstico e o paciente é agendado para o atendimento que ocorre em Campos). Além desses, também é feito o atendimento aos pacientes com necessidades especiais e gestantes.
PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO
A educação também está na pauta da coordenação de Saúde Bucal, que a partir do retorno do recesso escolar será implementado o PSE - Programa de Saúde do Escolar (em parceria com o Estado) para estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Como prevenir é melhor que remediar, a ideia é inibir a necessidade de tratamentos futuros. O objetivo da coordenação é promover um trabalho norteado em dados epidemiológicos, capazes de identificar de forma quantitativa a realidade da saúde bucal em crianças até os 14 anos. O trabalho inclui ainda, a entrega de um kit para os estudantes, contendo creme dental, escova e fio dental. Palestras educativas, apresentação de vídeos, escovação supervisionada e aplicação de flúor também integram as ações. A coordenação está aguardando a construção de escovódromos em algumas escolas que ainda não foram contempladas para desenvolver melhor o trabalho.
Para Dr. Marcelo, a prevenção e a promoção de saúde bucal completam um benefício de saúde geral ao usuário. “As ações de prevenção permitem que a população adulta tenha uma saúde bucal equilibrada, chegando à terceira idade sem comprometimentos tão severos que possam culminar numa reabilitação oral, o que permite que os usuários permaneçam com suas funções mastigatórias a responder suas necessidades, e integrados à sociedade, com bem estar”, destacou.
COMO AGENDAR OS TRATAMENTOS
Para o usuário conseguir o tratamento dentário, ele deve se dirigir à unidade de saúde (PSF) a qual está cadastrado e solicitar o agendamento, ou buscar informações na coordenação de Saúde Bucal, no Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h.
Vale ressaltar que durante o período da 22ª Expagro, como já acontece normalmente, caso alguém necessite de atendimento de emergência, além dos atendimentos diário e noturno (de 17h às 21h), haverá também, sábado e domingo (de 8h às 17h) o plantão no Centro de Especialidades.


Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário