Sindicato dos Agentes Penitenciários divulgou vídeo.
Secretaria de Estado da Justiça informou que investiga o caso.
Um vídeo divulgado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Espírito Santo mostra um diálogo entre um interno e um inspetor de uma penitenciária do complexo do Xuri, em Vila Velha, na Grande Vitória, detalhando um plano de fuga que seria realizada por quatro criminosos. Segundo o presidiário, o grupo sairia da unidade utilizando um fio de ouro para cerrar as grades.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou, nesta quinta-feira (5), que há fortes indícios de o vídeo ter sido gravado há dois anos, mas uma sindicância foi aberta para investiga o caso e o resultado deve ser divulgado em 30 dias.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários disse que o vídeo chegou como denúncia e não tem a data que o material foi gravado. A categoria reclama que pela gravação, os internos sabem da dinâmica da cadeia e por isso podem colocar os profissionais em risco. Em um trecho do vídeo, o detento fala que uma guarita fica sem inspetor o que poderia facilitar a fuga. O sindicato diz que o governo não contrata mais inspetores para conter gastos.
saiba mais
No vídeo, o detento detalha como seria a fuga. Eles tentaram subornar um agente, que deixaria o material entrar no presídio, com um celular, através de uma visita íntima a um dos possíveis fugitivos. Como o plano foi descoberto pelos agentes antes de ser executado, acabou sendo frustrada a fuga dos criminosos.
O secretário de Estado da Justiça (Sejus), Eugênio Coutinho Ricas, afirmou que o vídeo é antigo, mas disse que uma sindicância foi instaurada. “Tudo indica que é um vídeo gravado há mais de dois anos. As pessoas que trabalhavam na unidade prisional, na época, lembram desse vídeo e procuraram a secretaria para falar isso. De qualquer forma, estamos investigando o caso”, afirmou Ricas.
Trechos do vídeo
Detento: Ia puxar quatro meninos, já preparados. Quando eles cortassem o pirulito, iam mandar sufocar a guarita. Atirar para eles pular. Aí iam chegar, é fácil entrar lá por trás. Não tem como guarita lá ver. Não fica ninguém, eles estão olhando tem um mês já. Eles estão olhando que nunca fica ninguém. Tem vez que fica, tem vez que não fica. Não sei se eles vão conseguir ir embora, só sei que eles vão tentar. No papel estava escrito que no dia 27 o fio de ouro está na mão e dia 30 vão embora.
Inspetor: Eles vão embora? Acho meio difícil conseguirem.
Detento:Os caras já fugiram de custódia. Pra preso nada é impossível, eles vão fazer uma coisa bem bolada. Eles vão meter bala. Eles estão investindo tudo quanto é dinheiro, R$ 20 mil, R$ 30 mil, para ir embora daqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário