quinta-feira, 5 de março de 2015

Bolsistas da Uenf realizam manifestação e interditam a Alberto Lamego


Grupo argumenta que não recebe o pagamento referente às bolsas há dois meses
 Reprodução/Divulgação

Grupo argumenta que não recebe o pagamento referente às bolsas há dois meses

Um grupo de bolsistas dos projetos de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) realizou uma manifestação durante a manhã desta quinta-feira (05/03), em frente à universidade.
Os manifestantes reclamam do atraso de dois meses no pagamento das bolsas dos projetos e interromperam durante alguns minutos os dois sentidos da Avenida Alberto Lamego com faixas e cornetas. Os bolsistas reivindicam um calendário regular de pagamento, além do aumento do valor das bolsas como foi prometido. 
Segundo o estudante de Engenharia Civil Braullio Fontes, não há uma previsão de pagamento e a reitoria não dialoga com os bolsistas “as manifestações vão continuar até o pagamento das bolsas”.
Em nota a reitoria da universidade informou que:  Ciente dos transtornos que vêm sendo causados à comunidade universitária em decorrência do atraso no pagamento dos bolsistas, a Reitoria esclarece que as bolsas UENF em atraso são todas aquelas pagas com a chamada “verba descentralizada da Faperj”.
Trata-se de uma verba concedida pela Faperj a todas as universidades estaduais, especificamente, para que estas possam conceder bolsas para atuar em projetos vinculados às Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG); e Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).
Todos os procedimentos referentes ao pagamento de janeiro/2015 foram concluídos no tempo correto e, desde o dia 09/02/15, encontram-se à disposição da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) aguardando a sua execução. Do mesmo modo, todos os procedimentos referentes ao mês de fevereiro/2015 foram concluídos hoje, 03/03/15, restando a liberação financeira pela Sefaz.
Informamos que a Reitoria tem feito e continuará fazendo gestões cotidianas junto às diversas Secretarias de Governo, principalmente a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), à qual a UENF está vinculada, bem como à Faperj, no sentido de solucionar este problema.
A Reitoria assegura aos bolsistas que as bolsas em atraso estão previstas no orçamento da Universidade e serão saldadas tão logo a liberação financeira seja providenciada pela Sefaz.
A Reitoria aguarda da Sefaz uma previsão de pagamento e, tão logo tenha essa informação, divulgará à comunidade da UENF.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário