segunda-feira, 2 de março de 2015

Localizado último corpo que estava desparecido após explosão de navio


Tiarles Correia dos Santos, de 25 anos, era o nono e último corpo que estava desaparecido há 19 dias
 Divulgação

Tiarles Correia dos Santos, de 25 anos, era o nono e último corpo que estava desaparecido há 19 dias

Após 19 dias, foi localizado na manhã desta segunda-feira (02/03), o corpo de Tiarles Correia dos Santos, de 25 anos. Ele era o nono e último corpo que estava desaparecido desde 11 de fevereiro, dia em que o navio-plataforma FPSO da cidade de São Mateus explodiu. Tiarles trabalhava na plataforma como técnico de segurança e era morador de São Domingos, zona rural de São Francisco de Itabapoana (SFI).
O corpo da vítima vai ser levado ainda nesta segunda para o Departamento Médico Legal de Vitória e em seguida transferido para São Francisco de Itabapoana aonde será sepultado.
Além de Tiarles, mais oito pessoas estavam desaparecidas depois da explosão. Segundo a ANP, 74 pessoas estavam embarcadas, 26 ficaram feridas e duas continuam hospitalizadas. O navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus é operado pela BW Offshore e afretado pela Petrobras.
Os corpos das oito vítimas da explosão já foram identificados. São eles: Wesley de Oliveira Bianquini, 36 anos; Heleno da Silva Castelo, 31 anos; Luiz Cláudio Nogueira da Silva, 43 anos; Raimundo Nonato da Silva; Edward Fernandes, 58 anos; Alexsandro de Sousa Ribeiro, 40 anos; João Victor Souza Rodrigues, 22 anos; e Jorge Luiz dos Reis Monteiro, 49 anos.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) fiscalizou o navio-plataforma. A auditora fiscal, Elierci da Cunha Magro, disse que foi elaborada uma lista de exigências para que, após os reparos e o término das operações de resgate, a embarcação volte a operar normalmente.
O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES), por meio da Procuradoria da República em Linhares, instaurou inquérito civil para apurar possíveis danos ambientais causados pela explosão.
O MPF disse que o procedimento também visa a acompanhar as possíveis medidas a serem adotadas para repor a situação o mais próximo possível do status anterior ao dano, ou a adoção de medidas compensatórias equivalentes.
Irregularidades
Representantes da BW Offshore e da Petrobras se reuniram no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-ES), que acusava a empresa norueguesa de atuar de forma irregular no estado.
No encontro, o presidente da entidade, Helder Carnielli, informou que serão emitidos autos de infração contra a empresa e a PPB do Brasil Serviços Marítimos, que pertence ao grupo. A norueguesa será multada pela falta de registro na entidade. O valor ainda não foi definido. De acordo com as empresas, todas as questões pendentes foram sanadas.
Polícia Federal
Um inquérito foi instaurado pela Polícia Federal para apurar os fatos que envolvem a explosão. Conforme divulgado pela Polícia Federal, o prazo inicial para a conclusão do inquérito é de 30 dias. Serão investigados os crimes de homicídio ou incêndio qualificado. A PF também informou que uma equipe fará uma inspeção no navio-plataforma assim que as buscas terminarem e a embarcação for liberada.
Publicidade


Fonte: G1 / ESPÍRITO SANTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário