quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Polícia e MP realizam operação contra esquema de corrupção no Detran-RJ

A Polícia do Rio e o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MP-RJ), através do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), prenderam três pessoas, na manhã desta quinta-feira (31), na operação Asfalto Sujo 2, contra um esquema de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ).
Um dos presos, André Vinícius Gomes da Silva, que foi secretário Municipal de Habitação e Urbanismo do município, era considerado o chefe do esquema criminoso. De acordo com a denúncia, ele tinha um "relacionamento afetivo íntimo" com o presidente afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Aloysio Neves – que chegou a ser preso e responde em liberdade a acusações de fraude em esquema chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral.
AInda de acordo com o MP, a relação dos dois representa que o TCE estava ciente do esquema de fraudes no posto de Magé e que, inclusive, André utilizava do relacionamento para influenciar o Tribunal a aprovar as contas da prefeitura.
A ação começou nas primeiras horas desta quinta e os agentes estiveram em vários endereços em Niterói e Magé, na Região Metropolitana do Rio, para cumprir 45 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva.
De acordo com as investigações, existia um esquema de corrupção e fraude no posto do Detran de Magé. Apesar do órgão ser estadual, o esquema era realizado por pessoas ligadas à prefeitura de Magé, na época da gestão do prefeito Nestor Vidal, entre abril de 2013 e outubro de 2014.
A investigação começou a partir de uma denúncia da Corregedoria do Detran. Segundo os agentes, havia um esquema para liberar vistoria de carros irregulares, aferição de gases em veículos irregulares e também fraude na emissão de documentos e de blindagem.
O Ministério Público denunciou 24 pessoas e o juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, da Vara Criminal de Magé, concedeu a prisão preventiva de três suspeitos: Paulo César Batista Vaz, considerado o braço-direito do prefeito e que foi preso na manhã desta quinta em Magé; Alexandre Bento Pinto e André Vinícius Gomes da Silva. Vaz assumiu a chefia do posto do Detran depois da saída de Alexandre Tangel Pinto, que também atuou à frente do órgão.
Os suspeitos respondem pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção passiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário