quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Morte de bebê no HGG: Prefeitura afirma que todos os procedimentos foram feitos


29/08/2017 19h07 Foto: Divulgação
O caso da menina Valentina, de 1 ano e oito meses, (Aqui), que morreu na manhã do último domingo (27), após três dias internada no Hospital Geral de Guarus (HGG), vem repercutindo na cidade e levantando uma série de questionamentos, principalmente, por parte da família, que diz que são fortes as suspeitas de que ela não recebeu atendimento adequado. O site Campos 24 Horas entrou em contato com a Prefeitura de Campos, que, através da Superintendência de Comunicação, forneceu informações sobre o caso, entre as quais que: “todos os procedimentos necessários foram e estão sendo feitos” .
SUSPEITA DE MENINGITE – Moradores de Travessão, onde morava a menina Valentina, ficaram preocupados com o caso e ficaram na expectativa para uma ação da Secretaria de Saúde na creche da localidade e na casa da menina, medicando as pessoas desses locais que tiveram contato com a menina. A nota  da prefeitura diz que: “a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Roberta Lastorina, informa que a quimioprofilaxia (medida terapêutica para prevenção da infecção ou para evitar o desenvolvimento da doença nos indivíduos infectados) só é feita em caso de meningite bacteriana e a criança (se referindo a menina Valentina) não apresentou hipótese diagnóstica médica para tal, de acordo com o exame físico realizado pelos médicos do atendimento.
CRISES CONVULSIVAS – A respeito das sucessivas crises convulsivas sofridas pela menina nos três dias em que esteve internada, a nota da prefeitura diz que:  “o quadro de convulsão não é um sinal exclusivo de meningite, mas pode ser desencadeado e também por febre alta e outras patologias.
POR QUE A MENINA MORREU – A prefeitura informa que: “Agora, a Vigilância em Saúde precisa aguardar os resultados a partir do material que está em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (LACEN/RJ)”.
FALTA DE NEUROLOGISTA – Um dos questionamentos da família é quando à falta de neurologista nos finais de semana no HGG, o que foi confirmado pela própria assistente social da unidade ao avô de Valentina. E, ainda, de que no final da tarde de domingo, após a morte da menina, para apresentação do laudo, apareceram duas médicas, uma delas se apresentando como neurologista. Mas, para este questionamento, ainda não obtivemos uma reposta.
VACINA – A Superintendência de Comunicação informa também  há disponibilidade de vacina na rede: “A vacinação contra ‘Meningo C’ ocorre, diariamente, na Secretaria Municipal de Saúde, bem como em todas as salas de vacinação do município para o público preconizado pelo Ministério da Saúde”.
POR: REDAÇÃO DO CAMPOS 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário