sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Secretaria de Meio Ambiente resgate jabutis em SFI Animais foram encontrados tentando escapar de uma queimada próximo à localidade de Floresta 09/10/2015 – às 15h20 – Foto: Divulgação jabutis jabutis09Dois jabutis da espécie piranga (Chelonoidis carbonaria), sendo adultos e machos, foram encontrados próximo à localidade de Floresta, em São Francisco de Itabapoana, tentando escapar de uma queimada na região. Os animais foram localizados por um morador da comunidade, que de imediato fez contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana – SEMASFI, a qual foi até o local e resgatou os jabutis. Para o secretário de meio ambiente, Cláudio Heringer, devido ao longo período de seca na região, com o surgimento de queimadas, aumentam os riscos desse tipo de ocorrência com animais silvestres. “É importante que as pessoas, ao encontrarem animais silvestres em alguma situação de vulnerabilidade, façam como o morador de Floresta, entrem em contato com os órgãos ambientais para o resgate. Dessa maneira, evita-se a que esses animais sofram lesões ou venham a óbito”, orientou. Segundo o biólogo da SEMASFI, Nilson Berriel, os animais não apresentavam nenhuma lesão aparente, mas estavam bastante agitados. Após o resgate, os jabutis foram levados para o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais Silvestres (Nepas/Uenf), onde foram acolhidos pela entidade e passarão por avaliação clínica geral, sob a supervisão do médico veterinário, Carlos Henrique Nogueira, que decidirá sobre a soltura dos bichos em local seguro.


jabutisjabutis09Dois jabutis da espécie piranga (Chelonoidis carbonaria), sendo adultos e machos,  foram encontrados próximo à localidade de Floresta, em São Francisco de Itabapoana, tentando escapar de uma queimada na região.
Os animais foram localizados por um morador da comunidade, que de imediato fez contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana – SEMASFI, a qual foi até o local e resgatou os jabutis.
Para o secretário de meio ambiente, Cláudio Heringer, devido ao longo período de seca na região, com o surgimento de queimadas, aumentam os riscos desse tipo de ocorrência com animais silvestres.
“É importante que as pessoas, ao encontrarem animais silvestres em alguma situação de vulnerabilidade,  façam como o morador de Floresta, entrem em contato com os órgãos ambientais  para o resgate. Dessa maneira, evita-se a que esses animais sofram lesões ou venham a óbito”, orientou.
Segundo o biólogo da SEMASFI, Nilson Berriel, os animais não apresentavam nenhuma lesão aparente, mas estavam bastante agitados.
Após o resgate, os jabutis foram levados para o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais Silvestres (Nepas/Uenf), onde foram acolhidos pela entidade e passarão por avaliação clínica geral, sob a supervisão do médico veterinário,  Carlos Henrique Nogueira, que decidirá sobre a soltura dos bichos em local seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário