quarta-feira, 13 de março de 2013

A IGREJA CATÓLICA TEM NOVO PAPA


É argentino o novo papa

Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa e adota o nome de Francisco. Papa Francisco tem 76 anos.


Jorge Mario Bergoglio é um religioso da Companhia de Jesus, papa, bispo católico, cardeal, é o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.

Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.

Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Foi escolhido Papa no dia 13 de março de 2013.1
Foto : G1

É o primeiro Papa latino americano.

Fumaça branca indica que nome de papa já foi escolhido

“Habemus Papam”.
Em São Francisco de Itabapoana sinos das Igrejas de São Francisco de Paula e São Sebastião em Barra do Itabapoana tocam em comemoração. 

Na cidade de São Francisco o padre Lucas Mendes diz que recebe a notícia como um presente de aniversário. É que Padre Lucas, responsável pela paróquia de São Francisco de Paula em São Francisco de Itabapoana, faz aniversário,hoje, 13-03, completando 33 anos. 

 Os fieis que aguardavam ansiosos o resultado da reunião do início da tarde durante o Conclave que começou nesta quarta (14) foram surpreendidos com uma fumaça branca no alto da Capela Sistina. Ou seja, o nome do Papa que vai substituir Joseph Ratzinger (Bento XVI) já foi escolhido e o cardeal aceitou a missão de conduzir o Missionário de Pedro. O nome do escolhido deve ser anunciado nos próximos instantes. A fumaça foi avistada às 19h05, horário do Vaticano, e 15h05 (horário de Brasília).

Os 115 cardeais eleitores voltaram a se reunir na tarde desta quarta-feira na Capela Sistina do Vaticano para decidir sobre a escolha do novo papa. As duas votações realizadas durante a manhã foram inconclusivas. O debate foi retomado às 16h50 (12h50 pelo horário de Brasília).


Fumaça branca trouxe felicidade à Praça São Pedro, onde fieis aguardavam resultado de reunião
No Conclave que elegeu Joseph Ratzinger, há oito anos, o consenso foi obtido na primeira votação da tarde do segundo dia. A fumaça branca indicando sua escolha apareceu pouco depois das 17h (13h) do dia 19 de abril de 2005.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse nesta quarta-feira que os cardeais estavam “com boa disposição” e que “o clima era muito sério e religioso”. “O ambiente da Sistina, com sua solenidade, contribui para isso. Os cardeais estavam extremamente conscientes da importância e do dever a que são chamados, pois vivemos um momento muito importante”, afirmou.Com Portal Terra e JB On Line.

Foto Site Último Segundo. (AP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário