segunda-feira, 4 de março de 2013

ROSINHA VAI A BRASÍLIA LUTA PELOS ROYATIES



No plenário da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania da Câmara Federal, Rosinha estará à frente de uma reunião com todos os prefeitos que compõem a Ompetro
Rosinha entrevista royaltiesA prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, embarca nesta terça-feira (5) para Brasília, para diversos compromissos. O primeiro deles será mais uma etapa da batalha contra a redistribuição dos royalties. Rosinha, que também preside a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), quer acompanhar toda a movimentação do dia. Na quarta-feira (6), a prefeita tem audiências marcadas com ministros e seus secretários, para tratar de assuntos, como Aeroporto Bartolomeu Lizandro, mobilidade urbana e casas populares.
Na terça-feira, às 11h, no plenário da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania, Rosinha estará à frente de uma reunião com todos os prefeitos que compõem a Ompetro. “Também convidei a bancada fluminense do Congresso Nacional e os deputados estaduais da Alerj. O vice-governador Luiz Fernando Pezão garantiu presença”, disse a prefeita, que quer buscar apoio e estudar medidas em conjunto para evitar mais uma perda para o Rio de Janeiro. “Sem os royalties, viraremos uma Serra Pelada”, diz Rosinha.
ato rio royalties cartazO secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, que acompanhará a reunião, tem esperanças de que a pauta que pretende tombar o veto da Presidente Dilma venha a cair. “Sabemos que há um novo acordo sendo estudado, onde o Governo Federal estaria propondo abrir mão de um percentual dos royalties, para que tudo seja solucionado sem problemas entre os estados irmãos”, disse Neves, que defende outros argumentos. “Não sabemos o que existe no fundo do mar de todo o país. Qualquer estado costeiro do Brasil pode ter petróleo. Uma redistribuição hoje pode significar grande prejuízo  no futuro”, alertou.
Aeroporto Bartolomeu Lizandro – A quarta-feira será marcada por vários compromissos para Rosinha e seus secretários. Há reuniões agendadas e outras a serem confirmadas. Uma dessas reuniões será com o Ministro da Aviação, Wagner Bittencourt.
Nesta reunião, também estarão presentes, diretores e técnicos da Infraero. “O contrato que a Prefeitura de Campos possui com a Infraero para a administração do Aeroporto Bartolomeu Lizandro já expirou. A prefeitura precisa retomar o aeroporto, abrir licitação para a nova administração e aproveitar as oportunidades oferecidas no momento para revitalizar aquele espaço. Passamos por todos os processos necessários e falta apenas a assinatura da presidência. Esta etapa está parada há cerca de 4 ou 5 meses e precisamos de agilidade”, ressaltou Rosinha.
Segundo a prefeita, a Procuradoria Geral do Município já tem toda a documentação preparada para lançar o edital de licitação. “Existem várias empresas interessadas em participar desta licitação e operar o aeroporto de Campos, que precisa de um grande impulso dentro do crescimento que a cidade vem apresentando. Já passamos por análises da Anac e da Infraero. Precisamos apenas desta assinatura da presidência, entregando o aeroporto novamente à prefeitura”, observou Marcelo Neves.
Habitação e Mobilidade Urbana – Com o Ministro das Cidades, Agnaldo Velloso Borges Ribeiro, a prefeita pretende dar continuidade a um projeto para dinamizar a mobilidade urbana no município. Outra pauta com o mesmo ministro tem a ver com política habitacional.
 - Tivemos algumas reuniões com a superintendência regional da Caixa Econômica Federal e também com a presidência da Caixa em Brasília, sobre habitação popular. Fiz uma proposta para executar o programa Morar Feliz dentro do Minha Casa, Minha Vida. Para isto, é preciso aparar algumas arestas. A Caixa tem se mostrado aberta a negociações e espero obter êxito, para que o maior número de famílias seja beneficiado dentro deste projeto – avaliou a prefeita.Fonte 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário