Rio -  O número de mortos por conta da forte chuva que atingiu a cidade de Petrópolis neste domingo e madrugada de segunda-feira, subiu para 16. A informação é da Defesa Civil municipal.
AS ações emergenciais para limpeza e remoção de terras, galhos e entulho de vários bairros prejudicados pelo temporal continuam na cidade. O número de ocorrências registradas pela Defesa Civil subiu para 368.
Os rios Piabanha e Quitandinha também continuam em alerta máximo, sob risco de transbordamento em alguns pontos do Centro Histórico. Já o número de pessoas alojadas nos 18 pontos de apoio soma 560 ou cerca de 140 famílias. O índice pluviométrico do bairro Quitandinha, o mais atingido, chegou a 428 milímetros nas últimas 24 horas, quase que o dobro do esperado para o mês inteiro.

Chuva em Petrópolis


    • foto01
    • foto03
    • foto05
    • foto06
    • foto07
    • foto08
    • foto10
    • foto11
    • foto12
foto04
Rua Coronel Veiga, importante via da cidade, alagada
Voluntários e funcionários da Defesa Civil estão pelas ruas auxiliando nas vistorias das ocorrências. Além disso, cerca de 250 bombeiros do Estado estão na cidade. O prefeito também determinou criação de uma força tarefa com a contratação de mais 500 pessoas para uma frente emergencial de trabalho.
Por volta de 12h30, Bomtempo recebeu o governador Sergio Cabral, parte de seu secretariado (Defesa Civil, Obras, Assistência Social, Educação, Cultura, Agricultura,Transportes e Governo) e mais a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, com três representantes do órgão, para dar início às ações conjuntas.
Junto com os 200 mil reais liberados por Bomtempo para a realização de compras emergenciais de colchões, cobertores, alimentos, água potável e produtos de higiene pessoal, por meio do Fundo de Assistência Social, o governo do Estado garantiu destinar mais R$3 milhões para dar continuidade às ações.
Deslizamento de terra no bairro Quitandinha, em Petrópolis, local mais atingido pelo temporal | Foto: Reprodução Internet
Deslizamento de terra no bairro Quitandinha, em Petrópolis, local mais atingido pelo temporal | Foto: Reprodução Internet
O maquinário utilizado pelo Inea no desassoreamento dos rios também já está a serviço da Prefeitura. “A Ministra Gleisi Hoffmann foi designada pela presidente Dilma Roussef a acompanhar a situação de Petrópolis”, explicou Cabral, “e vai estudar a chamada compra assistida para soluções mais rápidas na área de habitação”.
O prefeito Rubens Bomtempo também decretou três dias de luto oficial no município, além da suspensão das aulas da rede municipal de educação pelo mesmo prazo. Bomtempo garantiu, no entanto, que essa é uma emergência e que as aulas serão respostas em momento oportuno, sem prejuízos para calendário escolar.
Posto recebe doações
O posto do Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Petrópolis já está recebendo doações para as vítimas da chuva na Região Serrana. Os interessados podem levar alimentos não perecíveis, cobertores, roupas, agasalhos, colchonetes, água potável e itens de higiene.
A secretária estadual de Trabalho e Renda, Claise Maria, determinou que os funcionários do posto orientem as famílias sobre a emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, além de serviços como balcão de empregos, microcrédito e seguro-desemprego.

 O endereço do posto é Rua General Ozório 12, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Telefone (24) 2245-3271.