quinta-feira, 14 de março de 2013

SURTO DE DENGUE EM CAMPOS FAZ AUTORIDADES TE ATENÇÃO


Campos está há 150 casos de alcançar índice de epidemia de dengue

Primeiro simpósio sobre a doença contou com presenças de vários especialistas da área
 Thiago Macedo

Primeiro simpósio sobre a doença contou com presenças de vários especialistas da área

Faltando apenas 150 casos confirmados para o município de Campos ser enquadrado como epidemia de dengue, foi realizado na noite desta quarta-feira (13/03) o primeiro Simpósio Sobre a Dengue. Na oportunidade, estudantes de medicina, médicos, entre outros convidados estiveram presentes no evento que teve como objetivo atualizar e preparar os profissionais da saúde a respeito do novo vírus da dengue que circula na região (o sorotipo 4). 
A capacitação aconteceu no Auditório da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e fará com que médicos e enfermeiros possam trabalhar com agilidade no diagnóstico precoce de seus pacientes com suspeita de doença. Segundo informou o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, atualmente o município já tem confirmados 2.846 casos da doença, sendo 1.665 de dengue clássica; 1.166 de casos clínicos epidemiológicos e 15 de casos hemorrágicos/e ou com complicação. 
“Trata-se de um sorotipo que ninguém está imune. Hoje nós estamos com os dois Centros de Referência da Dengue (CRD) com números de atendimentos impraticáveis. E mais uma vez eu alerto a população, que em caso de suspeita da doença, procurar um posto 24 horas, dessa forma irá desafogar consideravelmente os atendimentos nos CRDs”, disse o secretário durante seu pronunciamento no Simpósio adiantando que há uma possibilidade de Campos estar ganhando mais um Centro da Dengue, a ser fixado no Hospital São José, em Goitacazes, Baixada Campista.
Ainda de acordo com Geraldo, a expectativa é de que o pior trimestre ainda está por vir. Segundo ele, os meses de abril, maio e junho serão os mais alarmantes em casos da doença. “Temos de reforçar na prevenção porque estamos diante de um sorotipo novo. Houve um amento em fevereiro e março caminha para um número ainda mais expressivo”, ressaltou o secretário orientando:
“Todos nós podemos ser agentes de saúde. A prevenção não é um dever do governo, mas sim do cidadão”.
Além do secretário de Saúde, também participaram do Simpósio, o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury; o diretor do CRD, Luiz José de Souza; o secretário municipal de Governo, Suledil Bernardino e a estudante de doutorado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a farmacêutica Cíntia Ferreira Marinho.

URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário