quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Mais de 1 tonelada de cocaína é apreendida na operação Blockbuster 2

A pedra foi detonada para que a droga fosse encontrada (Foto: Divulgação/PF)
Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida pela Polícia Federal até o fechamento da Operação Blockbuster 2, que aconteceu nesta segunda (25) e terça-feira (26), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado. Apenas dentro do blocos de mámore, a polícia encontrou 717 tabletes, que seriam enviados para a Europa.
Três pessoas da quadrilha que exportava os blocos ‘recheados’ de cocaína foram presas no Espírito Santo, uma no Rio de Janeiro e outras duas no Rio Grande do Sul, incluindo o chefe da quadrilha, que movimentava toda a carga do Espírito Santo. Na maioria dos casos o material ia para o porto de Santos, em São Paulo, antes de ser transportado para a Europa.
Um total de 1096,048kg de droga foram apreendidos na operação. Sendo:
  • 8 tabletes de cocaína, apreendidos dentro de um apartamento;
  • 42 tabletes de cocaína apreendidos dentro de um galpão;
  • 717 tabletes de cocaína que se encontravam dentro dos blocos arrecadados dentro de um galpão;
  • 218 tabletes de cocaína que se encontravam dentro de um compartimento com parede falsa no galpão.

                                  Transporte constante

No mês de março do ano passado foram apreendidos 1485.245 kg de cocaína na Bélgica. Um mês depois, em abril, 927,5 kg foram apreendidos no mesmo país. Antes das apreensões do ano passado, a mesma quadrilha transportou para a Europa 200 blocos de mármore em 56 viagens. Segundo as investigações da Polícia Federal, a quadrilha teria evitado o transporte após as duas apreensões. em 2016.Tabletes de cocaína apreendidos na operação Blockbuster 2, no ES (Foto: Divulgação/PF)
No mês de abril deste ano, os criminosos voltaram a atuar, mas estavam sendo monitorados pela Polícia Federal e a quadrilha acabou desarticulada nesta segunda-feira (25).
As prisões no Espírito Santo aconteceram em Cachoeiro de Itapemirim, em um galpão. Quatro pedras foram encontradas prontas para exportação, onde estavam as drogas.
Segundo as investigações, os criminosos até transportavam mármore para a Europa de forma regular, para camuflar o trabalho criminoso que era feito. Algumas negociações eram realizadas com empresas do exterior, para fazer parecer uma empresa de transporte de pedras.
Além dos seis mandados de prisão preventiva, foram realizados 14 mandados de busca e apreensão e bloqueados bens. No Espírito Santo, a operação contou com cerca de 35 policiais.

Outra quadrilha descoberta

Em abril deste ano, 123 kg foram encontrados dentro de um bloco de granito de 30 toneladas, que também seguiria para a Europa por uma outra quadrilha.
Na ocasião quatro mexicanos, que se mudaram para o Estado, estavam envolvidos. Um deles foi preso quando tentava embarcar no Aeroporto de Vitória e outros três já tinham viajado de volta.
De acordo com a Polícia Federal, os mexicanos mudaram para o Espírito Santo entrando como turistas há cerca de quatro anos.
A polícia desconfiou porque eles começaram a investir no setor de rochas, comprando blocos de pedras, equipamentos e alugando um galpão na Grande Vitória, onde os policiais encontraram a droga escondida dentro da pedra.Droga estava escondida dentro de pedra de granito, que seria exportada (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário