quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Estreia do app da CNH digital é adiada para a 1ª quinzena de outubro


28/09/2017 17h14 Foto: Ilustração
O aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) não estará disponível a partir deste sábado (30) como anunciado. Segundo o Serpro, que desenvolve o sistema, o lançamento foi adiado para a primeira quinzena de outubro.
A iniciativa, que começará a ser implantada pelo Detran de Goiás, foi atrasada por causa de um pedido do Ministério das Cidades e do Denatran, que alegaram uma necessidade de ajuste de agenda, informou o Serpro. A nova data ainda não foi divulgada.
O documento virtual será implantado aos poucos pelos Detrans nos próximos meses e, obrigatoriamente, em todos os estados até 1º de fevereiro de 2018.
Uma versão de demonstração do app foi retirada do ar, porque o download exigia que os usuários habilitassem uma opção que abrem as portas do sistema operacional para arquivos maliciosos. A versão final não terá este problema.
TUDO SOBRE A CNH DIGITAL
Quando começa a valer?
Até 1º de fevereiro de 2018 todos os Detrans devem estar aptos a emitir a versão digital.
Segundo o governo, a CNH virtual terá a mesma validade daquela em papel, que continuará sendo emitida.
O que é preciso para tirar?
A CNH digital deverá ser obtida por meio de um aplicativo, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android) a partir de fevereiro próximo.
Após baixar o aplicativo, o motorista terá que optar entre usar um certificado digital (pago), para fazer todo o processo pela internet, ou ir até um posto do Detran para se cadastrar.
É preciso fazer cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois disso, o usuário fará o “login” no aparelho que utilizará a CNH digital. Neste primeiro acesso, será gerado um PIN (código) de segurança, criado para poder visualizar os documentos.
A CNH-e só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos que existe nas carteiras de habilitação emitidas desde maio último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário