quarta-feira, 30 de março de 2016

Juiz Sérgio Moro vai receber título de cidadão Espírito-santense


Juirana NobresDo G1 ES
O juiz federal Sérgio Moro chega à uma reunião com empresários em Curitiba (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)O juiz federal Sérgio Moro vai receber homenagens no Espírito Santo (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)
O juiz federal Sérgio Fernando Moro, nascido no Paraná, vai ganhar o título de cidadão Vila-velhense e Espírito-Santense. Além disso, Moro, que ganhou notoriedade internacional por comandar o julgamento dos crimes identificados na Operação Lava Jato, também vai receber homenagem, por correspondência, da câmara de vereadores de Vitória.
Juiz Sérgio Moro vai ser receber título de cidadão Espírito-santense pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Foto: Divulgação/Deputado da Vitória)Juiz Sérgio Moro vai ser receber título de cidadão
Espírito-santense (Foto: Divulgação/Da Vitória)
Embora o juiz não tenha feito nada diretamente ao estado e a esses municípios, o vereador de Vitória Zezito Maio (PMDB), o vereador de Vila Velha Osvaldo Maturano (PRB) e o deputado estadual Josias Da Vitória (PDT) acreditam que ele merece ser reconhecido, mas disseram que não têm nenhum interesse político.
A reportagem entrou em contato com a equipe de Sergio Moro, mas a assessoria de imprensa informou, nesta terça-feira (29), que atualmente o juiz não está concedendo entrevistas e por isso, prefere não se manifestar sobre as homengens citadas.
G1 conversou com o doutor em Ciências Políticas e historiador Vitor de Angelo e com o secretário geral da ONG Transparência Capixaba, Edmar Camata, para analisar os motivos de tantas homenagens.
O cientista político disse que esses parlamentares podem estar tentando colar a própria imagem ao do juiz Sérgio Moro em um momento oportuno para ambos.
Doutor em Ciências Políticas e historiador Vitor de Angelo, espírito santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Doutor em Ciências Políticas e historiador Vitor de
Angelo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
“É um momento muito virtuoso na carreira do juiz e muito particular na política brasileira, além de ser ano de eleições. Esses parlamentares têm seus interesses políticos partidários eleitorais e podem estar pensando também nesse sentido, muito além da natureza do título. Afinal, Moro pouco fez diretamente de importante em relação ao estado, ou até mesmo, nada fez com relação a cidade de Vila Velha. Qual a razão, explicação plausível, para outorgar um título de cidadão espírito-santense ou Vila-velhense”, questionou Vitor de Angelo.
O cientista político disse a aprovação do nome de Sérgio Moro não é única entre os brasileiros. "Esta justificativa dos parlamentares pelo outorga do titulo honorífico, além do próprio questionamento do título em si, essa justificativa também precisaria ser colocada em perspectiva porque não existe esta unanimidade. Não há nenhuma pesquisa, nenhum trabalho nenhuma sondagem que também indique nada nesta direção'.
Edmar Camata, membro ONG Transparência Capixaba, também criticou as homenagens que Moro vai receber no estado.
ntegrante da ONG Transparência Capixaba, Edmar Camata, espírito santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)ntegrante da ONG Transparência Capixaba,
Edmar Camata (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
“O juiz vem mostrando um trabalho digno de reconhecimento por parte da sociedade, mas melhor que condecorá-lo com medalhas e títulos é se inspirar no seu trabalho para combater com determinação as práticas de corrupção em todas as esferas. Nos casos das homenagens a serem prestadas, é de se pensar que uma das atribuições dessas instituições é justamente a de fiscalizar as práticas do poder executivo local. O ideal seria que esses Deputados e Vereadores pudessem ser reconhecidos na sua área, também pela excelência na fiscalização do Poder Executivo, tarefa que constitucionalmente lhes pertence”, disse o secretário geral da Ong.
Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Deputado estadual Josias Da Vitória (PDT) protocolou no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta segunda-feira (28), um projeto para que o juiz receba o título de Cidadão Espírito-Santense.
Para Da Vitória, os trabalhados prestados pelo juiz ao país e ao estado nutri com o sentimento da grande maioria dos capixabas. No documento, outros 11 deputados concordaram e assinaram o termo.
Deputado Josias Da Vitória, espírito santo (Foto: Reinaldo Carvalho/Ales)Deputado Josias Da Vitória
(Foto: Reinaldo Carvalho/Ales)
“O povo capixaba já não aguenta mais tanta corrupção. As manifestações foram a síntese do que estamos pensando e passando. O capixaba vem demonstrando que não aguenta mais assistir atônito aos casos de corrupção. A travessia da Terceira Ponte já virou símbolo. Vamos conceder o título de Cidadão Espírito-Santense ao Sérgio Moro, pois o sentimento do juiz é o mesmo da esmagadora maioria da população capixaba e por conta do ótimo trabalho mostrado em prol da sociedade brasileira”, apontou.
Agora o Projeto de Decreto Legislativo vai ser lido em Plenário e, em seguida, votado pelos deputados. Após aprovado, o deputado Da Vitória vai convidar o Juiz Sérgio Moro para que possa vir ao Estado receber o título de Cidadão Espírito-Santense.
Câmara de vereadores de Vila Velha 
A opinião do Vereador de Vila Velha Osvaldo Maturano (PRB) não é diferente. Em entrevista ao G1, Maturano disse que o juiz resgatou o sentimento nacional.
A entrega do título vai acontecer em um sessão solene na comemoração do aniversário de Vila Velha, no dia 18 de maio.
Vereador de Vila Velha Osvaldo Maturano , espírito santo (Foto: Reprodução/Twitter)Vereador de Vila Velha Osvaldo Maturano
(Foto: Reprodução/Twitter)
“Os capixabas estavam cabisbaixos, sofrendo com o desemprego e com vários problemas atuais. As ações deste juiz personaliza a forma de gratidão, ele resgatou o sentimento de cidadania que estava adormecido e devolveu a esperança. Eu capitei o sentimento da população e externei nesse projeto de lei. Eu não tenho nenhum interesse político nesta homenagem só acredito que ele me representa”, explicou o vereador.
Maturano explicou que todos os anos, cada vereador tem direito de homenagear duas pessoas com liberdade de nomes.
“Não há registros de reprovação e acredito que isso não vai acontecer, até porque o regimento interno não prevê isso e o juiz é merecedor desse título.”, disse.
Vereador Zezito acha desnecessária uma CPI (Foto: Gabriel Lordêllo/A Gazeta)Vereador Zezito Maio
(Foto: Gabriel Lordêllo/A Gazeta)
Câmara de vereadores de Vitória
Além dos títulos na Câmara de Vereadores de Vila Velha e na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o juiz paranaense também vai receber uma carta da Câmara de Vereadores de Vitória com um 'Voto de Louvor'.
O presidente da Comissão de Finanças e da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Leis, além de membro das Comissões de Transportes e Políticas Urbanas da Câmara, Zezito Maio destacou as características do juiz: técnico, centrado, linha-dura e reservado.
Na correspondência que Moro vai receber, o vereador destacou que é uma 'justa homenagem a um profissional altamente qualificado e merecedor de todos os elogios possíveis e pelos relevantes serviços prestados à nação brasileira no comando das investigações da Operação Lava Jato'.
Últimas ações do homenageadores
A reportagem fez um levantamento, nesta quarta-feira (30), nos sites das Câmaras de Vereadores de Vitória e Vila Velha e também no site da Assembleia Legislativa do Espírito Santo para destacar os últimos projetos, emendas ou requerimentos solicitados pelos parlamentares que vão homenagear o juiz Sérgio Moro.
Zezito Maio
As últimas ações do vereador em Vila Velha, que estão disponíveis à população, são: a poda de árvores da rua Dionysio Abaurre, no bairro Jardim Camburi, a capina e a limpeza na rua Astrogildo Romão dos Anjos, no Bairro Jardim Camburi e a troca de todas as lâmpadas queimadas na Travessa Oswaldo Ribeiro Carneiro, localizada na Rua Otto Ramos nº 128, Maruípe. Confira aqui.
Osvaldo Maturano
Já o vereador Osvaldo Maturano fez moção de aplauso ao Sr. Iuri de Souza Silva, a  alterou denominação de via pública no Bairro Ataíde e solicitou a criação do Plano Municipal de uso, conservação e melhoria dos parques municipais de Vila Velha. Essas informações estão disponíveis no site e são referentes a 2015, o G1 não identificou no site ações deste ano de 2016.Confira aqui.
Da Vitória
O deputado Da Vitória fez um requerimento de urgência ao projeto de lei nº 076/2016 que institui o Programa Estadual Desenvolvimento Rural Sustentável – Rural Sustentável, cria o Fundo Especial de Apoio ao Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ele encaminhou indicação ao governador para instalação de uma torre (ERB – Estação Rádio Base) de telefonia móvel e internet 3G na região do Distrito de Governador Lacerda de Aguiar, Água Doce do Norte. Ele também solicitou recapeamento asfáltico do trecho compreendido entre Pancas e o Trevo Ângelo Frehchiani ES-341. Confira aqui.
Confira a análise do cientista político Vitor de Angelo 
'Considerar que os legislativos, especialmente as câmaras municipais e estaduais, muitas vezes tem como seu principal item de pauta este tipo de matéria, há muitos trabalhos que mostram que uma boa parte da agenda do legislativo municipal é gasto com troca de nome de rua outorga de títulos honoríficos, coisas dessa natureza, nesse sentido não há nada não há nada de anormal.
Muitos deputados, muitos parlamentares de um modo amplo, na ausência de algum projeto de lei mais relevante, que tenha sido aprovado ou se quer protocolado, acabam se utilizando desse expediente para mostrar algum tipo de serviço ao longo do seu mandato. Não estou falando que este é o caso deses parlamentares, mas é uma coisa que a gente precisa considerar.
Neste caso, em particular, o que está em jogo é outorga de um título a uma personalidade com a que esses parlamentares acabam colando a sua imagem, no entretanto, a gente precisa pensar que o juiz Sérgio Moro não é uma unanimidade. Ele de fato está em um momento de maior popularidade. 
Podemos considerar que estes parlamentares estejam tentando colar a sua imagem a deste juiz em um momento oportuno para ambos. É um momento muito virtuoso na carreira do juiz Sérgio Moro, é um momento muito particular na política brasileira, além de ser um ano de eleições.
Esses parlamentares tem seus interesses políticos partidários eleitorais e podem estar pensando também nesse sentido, muito além da natureza do título. Afinal, Moro pouco fez diretamente de importante em relação ao estado, ou até mesmo, nada fez com relação a cidade de Vila Velha. Qual a razão, explicação plausível, para outorgar um título de cidadão Espírito-santense ou Vila-velhense?
O que também é discutível é se de fato ele tem essa popularidade que esses parlamentares alegam que ele tem.
O juiz  tem uma boa receptividade junto àquele público que já é crítico ao PT, que participa das manifestações mais numerosas. Mas se a gente fosse considerar outras tantas pessoas que não vão em nenhuma das duas manifestações, nem da direita nem da esquerda, nem a critica ao governo nem a favorável ao governo, e também as as pessoas que foram em menor número aos atos favoráveis ao governo, certamente vamos encontrar muitas outras pessoas que questionam o trabalho do juiz. Muitos setores, dentro ou fora do setor judiciário, com ou sem conhecimento  jurídico, vem apontando excessos a esse juiz.
De um lado, ele se tornou uma figura popular na vara de Curitiba pelo trabalho de fôlego, que certamente ficará marcado na politica do Brasil, pelo menos, pelo tanto de coisas que já  levantou divulgou e fez vir à tona. Mas, por outro lado, muitas pessoas indicam que o juiz teria cometido excessos.
Esta justificativa dos parlamentares pelo outorga do titulo honorífico, além do próprio questionamento do título em si, essa justificativa também precisaria ser colocada em perspectiva porque não existe esta unanimidade. Não há nenhuma pesquisa, nenhum trabalho nenhuma sondagem que também indique nada nesta direção'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário