quarta-feira, 30 de março de 2016

Após enterro de Ryan, novo protesto fecha via e comércio de Madureira


Do G1 Rio
Pelo segundo dia seguido, a Avenida Edgar Romero, em Madureira, no Subúrbio do Rio, foi fechada em protesto contra a morte do menino Ryan Gabriel, de 4 anos. A manifestação foi realizada em seguida ao enterro da criança, na tarde desta terça-feira (29), no Cemitério de Irajá (veja como está o trânsito em tempo real).
Um grupo caminhou por cerca de uma hora em ato pacífico, sem depredação. Em coro, os manifestantes, muitos deles menores de idade, gritavam o nome de Ryan. Por volta das 18h, no entanto, algumas lixeiras foram derrubadas e objetos lançados, segundo informações da GloboNews.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar, então, entrou em operação para entar dispersar o protesto. Algumas bombas de efeito moral foram lançadas.
Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) e do Grupamento Especial de Policiamento em Eventos (Gepe) também acompanharam o protesto. Até as 19h15, a Avenida Edgar Romero permanecia interditada no sentido Campinho.
Na segunda-feira, pouco depois da confirmação da morte do garoto, um outro protesto teve dois ônibus e uma estação do BRT queimados e uma outra estação depredada. Seis jovens foram detidos sob suspeita de tentar pôr fogo em um terceiro coletivo.
Nos dois dias de protesto, lojas do bairro, incluindo as do tradicional Mercadão de Madureira, um dos principais centros comerciais da cidade, fecharam as portas.
Segundo o BRT, devido à manifestação, os serviços da Transcarioca, que funcionam a partir da estação Madureira/Manaceia, sentido Galeão, estão interrompidos temporariamente. Seguem funcionando: Alvorada x Madureira – expresso; Alvorada x Madureira – parador; Galeão x Vicente de Carvalho - semidireto*; Fundão x Vicente de Carvalho - expresso*; e Fundão x Vicente de Carvalho - parador* (veja alternativas que o Centro de Operações da Prefeitura indica para fugir do trânsito no fim da reportagem).
Protesto pela morte de Ryan voltou a fechar a Avenida Edgar Romero, em Madureira (Foto: Samuel Cabral / Enviado por Whatstapp / Reprodução)Protesto pela morte de Ryan voltou a fechar a Avenida Edgar Romero, em Madureira (Foto: Samuel Cabral / Enviado por Whatstapp / Reprodução)
Enterro
O menino foi baleado no domingo (27) em Madureira, Subúrbio do Rio, enquanto brincava na porta da casa dos avós, quando acontecia um tiroteio entre criminosos dos morros da Serrinha e do Cajueiro. A despedida foi marcada por forte comoção e revolta de familiares e amigos.
A mãe de Ryan, Tayane Pereira da Silva, de 20 anos, e parentes do menino estiveram o tempo todo ao lado do caixão. Na hora que o corpo foi enterrado houve aplausos e gritos de Justiça. Os presentes também rezaram o Pai Nosso. Uma tia do menino passou mal e foi retirada por amigos do local.
A mãe de Ryan chegou ao cemitério por volta das 9h40, e estava inconsolável: "Volta, meu filho, ai meu coração, ninguém vai te substituir", chorava a jovem, que perdeu seu único filho.
Na frente do cemitério integrantes de uma Organização Não-Governamental protestavam contra a violência exibindo cartazes com os nomes de outras vítimas. Eles gritavam: "Justiça".
Parentes e amigos no enterro de Ryan (Foto: Káthia Mello/G1)Parentes e amigos no enterro de Ryan (Foto: Káthia Mello/G1)
Corpo de menino é velado no Subúrbio do Rio nesta terça-feira (29) (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)Corpo de menino é velado no Subúrbio do Rio nesta terça-feira (29) (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
O corpo do menino Ryan sai do velório para o cemitério (Foto: Káthia Mello/G1)O corpo de Ryan sai do velório para o cemitério (Foto: Káthia Mello/G1)
  •  
Manifestantes protestam contra a violência no enterro de Ryan (Foto: Káthia Mello/G1)Manifestantes protestam contra a violência no enterro de Ryan (Foto: Káthia Mello/G1)
Em sua página no facebook, Tayane recebeu consolo de amigos e desabafou sobre a violência na região do Cajueiro e da Serrinha: "Deus ira conforta seu coraçao, sei esta sendo dificil mas voce e forte", conforta uma amiga. "Pra e eles muito simples o tiro que matou meu filho veio da serrinha e o cajueiro que fica ocupado eles tinha q fica na serrinha", critica Taiane em outra mensagem.
Nesta segunda-feira, a família da criança só conseguiu a liberação do corpo após cinco horas de espera no Instituto Médico Legal (IML). Segundo o laudo da necrópsia, a causa da morte de Ryan foi hemorragia interna, causada por perfuração da artéria subclava direita, provocada por objeto perfuro-cortante.
"Achei que fosse mais rápido. A gente sofre para tudo", explicou um parente de Ryan, que preferiu não se identificar. No IML alguns funcionarios fazem greve.
O avô, Milton do Amparo, também disse estar muito chocado com a situação. "Muito chocado. Não só a família, como toda a comunidade. Uma tragédia que a gente nunca esperava. A gente vê na televisão e pensa que nunca vai acontecer com a gente", disse Milton.
Segundo o avô de Ryan, o pai do menino está preso há algum tempo e, ao saber da notícia, foi parar na enfermaria do presídio.
"O pai dele está preso já faz tempo. Ele [o pai do menino] ficou muito abalado, foi parar na enfermaria, é pai, né. Ele está lá, mas é ser humano igual a gente. Todo mundo tem sentimento, ainda mais quando é filho", disse o avô do menino.
Menino Ryan tinha 4 anos e foi baleado na porta da casa da avó, em Madureira (Foto: Reprodução / Globo)Menino Ryan tinha 4 anos e foi baleado na porta da casa da avó, em Madureira (Foto: Reprodução / Globo)
Tayane permaneceu todo o tempo de espera pela liberação do corpo do filho sentada em uma mureta ao lado de um jardim, sendo amparada pela família e levantando poucas vezes. Sem condições de falar, a jovem só chorava e lamentava.
"Eu perdi o meu filho. Eu não acredito que perdi meu filho", repetia a mãe.
Protesto no enterro do menino Ryan (Foto: Káthia Mello/G1)Protesto no enterro do menino Ryan (Foto: Káthia Mello/G1)
Alternativas para o trânsito
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Transportes e o BRT Rio informam que, devido à manifestação na altura da estação Mercadão, os serviços do corredor Transcarioca que funcionam a partir da estação Madureira/Manaceia - sentido Galeão, estão temporariamente interrompidos. Por isso, as principais opções no deslocamento Zona Oeste (Barra/Recreio) - Zona Norte, são as linhas de ônibus a seguir:

614 (Del Castilho - Alvorada)
1)      Passageiros que embarcarem no Terminal Alvorada em direção a Zona Norte podem desembarcar em Del Castilho, no ponto em frente ao Shopping Nova América, e fazer a baldeação para outra linha em direção a Zona Norte ou para linha 2 do metrô (estação Del Castilho)

315 (Recreio-Central)
1)      Passageiros que embarcarem no Terminal Alvorada em direção a Zona Norte podem desembarcar na Av. dos Democráticos (saída 7 da Linha Amarela) e fazer a baldeação para outras linhas em direção a Zona Norte (por exemplo, as linhas 618A e 920)
2)      Passageiros que embarcarem no Terminal Alvorada em direção a Zona Norte podem desembarcar no ponto da Av. Brasil em frente a Fiocruz e fazer a baldeação para outras linhas em direção a Zona Norte

361 (Carioca-Recreio)
1)      Passageiros que embarcarem no ponto da Av. das Américas (sentido Recreio), em frente ao Barra Shopping, podem desembarcar na Av. dos Democráticos (saída 7 da Linha Amarela) e fazer a baldeação para outras linhas em direção a Zona Norte (por exemplo, as linhas 618A e 920)
2)      Passageiros que embarcarem no ponto da Av. das Américas (sentido Recreio), em frente ao Barra Shopping, podem desembarcar no ponto da Av. Brasil em frente a Fiocruz e embarcar em outras linhas em direção a Zona Norte

410T (São João de Meriti - Barra da Tijuca)
1)      Passageiros que embarcarem no Terminal Alvorada em direção a Zona Norte podem desembarcar na Av. dos Democráticos (saída 7 da Linha Amarela) e fazer a baldeação para outras linhas em direção a Zona Norte (por exemplo, as linhas 618A e 920)
2)      Passageiros que embarcarem no Terminal Alvorada em direção a Zona Norte podem desembarcar no ponto de ônibus na Ilha do Fundão e fazer a baldeação para a linha 485 (Penha - Siqueira Campos) em direção a Zona Norte ou acessar o serviço BRT (que opera somente entre Galeão e Vicente de Carvalho).
693 (Méier - Alvorada, via Linha Amarela)
1) Passageiros que embarcarem no Terminal Alvorada em direção a Zona Norte podem desembarcar na Rua Dias da Cruz e fazer a baldeação para outras linhas ou fazer a conexão com os trens da Supervia.

Da Barra para o Galeão - Passageiros com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão podem utilizar as linhas executivas de ônibus que partem do Terminal Alvorada e seguem pela Linha Amarela
BRT - Serviços funcionando:
Alvorada x Madureira - Expresso
Alvorada x Madureira - Parador
Galeão x Vicente de Carvalho - Semidireto*
Fundão x Vicente de Carvalho - Expresso*
Fundão x Vicente de Carvalho - Parador*
*Em caráter emergencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário