segunda-feira, 28 de março de 2016

Número de PMs extras nas ruas cai 99,2% em um ano


CRIAARD_PM1Em um ano, a quantidade de PMs que adere ao Regime Adicional de Serviço (RAS) e reforça o policiamento ostensivo em todos os batalhões do estado diminuiu 99,2%. Em março e abril de 2015, o número de policiais que participava do programa a cada dia passava de 1.500, em média. Atualmente, por conta do atraso nos pagamentos, são apenas 12 agentes a mais nas ruas diariamente — veja no quadro ao lado. O levantamento foi feito com base em dados do Estado Maior da PM, entregues à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

O documento revela que, nos primeiros meses do ano passado, as vagas para participar do RAS chegavam a 64 mil, com taxa de ocupação de cerca de 60%. Em abril, quando mais policiais se voluntariaram, 46.034 vagas foram preenchidas, o que significou um reforço de 1.534 PMs por dia nas ruas do estado. Naquele mês, o gasto com o bico oficial superou os R$ 7 milhões.
No segundo semestre, após cortes no orçamento, a corporação foi obrigada a diminuir as vagas de RAS e passou a abrir pouco mais de 17 mil postos por mês. A taxa de ocupação, contudo, permaneceu em mais de 90%. Em novembro, com o início do atraso nos pagamentos, a taxa passou a diminuir. Hoje, segundo a PM, só 2% das vagas são preenchidas.
Enquanto o número de policiais nas ruas diminui, o crime avança: em fevereiro deste ano, foram registrados 7.804 roubos a pedestres no estado. O total representa um aumento de 21,5% na comparação com o mesmo mês de 2015, quando houve 6.421 casos. As informações são do jornal Extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário