quarta-feira, 30 de março de 2016

Brasil tem 54% de chances de ficar fora da Copa


dungaSe as Eliminatórias terminassem hoje, o Brasil estaria fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Com o empate por 2 a 2 diante do Paraguai, em Assunção, a equipe de Dunga caiu para a sexta colocação, com nove pontos em seis jogos, quatro a menos que o líder Uruguai.

Ainda faltam 12 jogos, dois terços da competição, mas, apesar do tempo para recuperação, os números da Seleção não são favoráveis. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Brasil tem 46% de probabilidade de ficar entre os quatro primeiros e garantir vaga direta no Mundial. O quinto colocado enfrenta o vencedor da Oceania na repescagem.
Esta é a quarta vez que a Seleção participa das Eliminatórias em pontos corridos, formato em vigência desde a classificatória para o Mundial de 1998. E o Brasil nunca encontrou grandes dificuldades para se classificar para a Copa.
Nas Eliminatórias para 2006 e 2010 – esta última também com Dunga –, o Brasil terminou na primeira colocação, não chegou a tomar sustos e sequer foi cogitada a hipótese de a Seleção ficar fora do Mundial.
A classificatória mais complicada foi a de 2002. Quatro técnicos chegaram a dirigir o Brasil na competição: Vanderlei Luxemburgo, Candinho, Emerson Leão e Luiz Felipe Scolari. A vaga só foi garantida no último jogo, quando o time de Felipão venceu a Venezuela por 3 a 0.
Curiosamente, a campanha das Eliminatórias mais complicada foi justamente a que terminou no pentacampeonato. Esta coincidência é um dos poucos fatos positivos em que o torcedor brasileiro consegue se apoiar neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário