terça-feira, 29 de março de 2016

H1N1 atinge 11 Estados e causa 46 mortes no país; vacinação na rede pública começa dia 30/04


vacinação gripe 0405
A gripe H1N1 já atinge 11 Estados e o Distrito Federal, totalizando 305 casos no país até 19 de março, segundo o Ministério da Saúde. Neste período, pelo menos 46 pessoas morreram em decorrência da doença. A maior parte dos doentes está no Estado de São Paulo.
O total de casos e mortes no primeiro trimestre de 2016 já é maior do que todos os infectados e mortos pelo H1N1 em 2015, quando 141 pessoas tiveram a doença e 36 foram a óbito.
A região Sudeste concentrava o maior número de casos de H1N1 (266), sendo 260 em São Paulo, três casos em Minas Gerais e outros três no Rio de Janeiro.
Santa Catarina é o segundo Estado em número de casos (14), seguido de Bahia (10); Pernambuco (5); Distrito Federal (3); Mato Grosso (2); Pará, Ceará, Paraná e Mato Grosso do Sul registraram um caso cada. Um outro caso importado foi notificado e a pessoa morreu.
SP com mais mortes
São Paulo tem o maior número de mortes (38 no Estado e oito na cidade de São Paulo), seguido por Bahia e Minas Gerais, cada um com dois óbitos; e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará, com um óbito cada. As vigilâncias locais monitoram os casos de H1N1 e repassam os dados para o Ministério da Saúde.
Um surto de H1N1 foi decretado no Estado e no município de São Paulo, mas o governo local descartou epidemia.
Vacinação
Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde disse que não vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe, que protege contra três subtipos da influenza, incluindo o H1N1.
“O Ministério da Saúde informa que a campanha de vacinação contra a influenza deste ano está prevista para ser realizada entre os dias 30/04 a 20/05 em todo o país, sendo 30 de abril o dia D de mobilização nacional. Vale ressaltar que a campanha é realizada neste período porque o imunobiológico só é entregue pelo laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno”, disse a nota.
O governo do estado de São Paulo havia pedido antecipação da campanha, dado o surto de H1N1 antes da hora no estado, que já provocou a morte de 38 pessoas somente este ano. No Brasil, a doença já afetou 305 pessoas somente este ano; no ano passado o total de casos (para o ano todo) foi 141. Se, em 2015, 36 pessoas morreram com H1N1 _ este ano o número de mortes chegou a 46 somente nesses três primeiros meses. As informações são do jornal O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário