terça-feira, 29 de março de 2016

Escola em Jardim Limoeiro, na Serra, é arrombada no feriado


Fábio DaltioDa TV Gazeta
A Escola Municipal Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro, na Serra, na Grande Vitória, foi arrombada nesse feriado de Páscoa. Os criminosos levaram quatro computadores, micro-ondas, quatro botijas de gás e até a comida da merenda. Ninguém foi preso ainda.
A diretora, que não quis se identificar, contou que trabalha na escola desde 2008 e que essa foi a primeira vez que esse tipo de crime ocorreu no local. Isso fez com que a escola tivesse que ser fechada mais cedo no período da manhã.
A aluna do 8º ano, Ana Beatriz Strutz, contou que a escola ficou muito bagunçada após o arrombamento, com lixo e documentos espalhados. “Quando chegamos, estava cheio de papéis no chão, espalhados das sacolas de lixo que as faxineiras já tinham limpado. Estava bagunçado e cheio de documentos espalhados”, disse.
Os alunos reclamam que não se sentem seguros no bairro, principalmente nos horários de entrada e saída da escola. A estudante do 9º anos, Alana Keuly, contou que já foi assaltada próximo à escola. “Já fui assaltada perto da escola, eu estava indo sozinha pra casa e um rapaz de bicicleta passou e me assaltou”, lembrou.
O líder comunitário Gilmar Nogueira disse que o policiamento que existe no bairro não dá conta. “Eu acho que está faltando mais efetivo [policial]. A Serra é muito grande, é o maior município do Espírito Santo, a população aumenta e a segurança não".
Outro lado
A subsecretária de Educação da Serra, Leda Calente, garantiu que o município está reforçando a segurança nas escolas.
“Nós temos um guarda patrimonial que fica durante o dia. A prefeitura também está concluindo um processo licitatório para a vigilância, para o alarme e o vídeomonitoramento, que é ligado a Secretaria de Defesa Social", explicou.
Já a Polícia Militar disse que tem contato frequente com a liderança comunitária de Jardim Limoeiro e que faz reuniões mensais pra discutir a segurança. Disse ainda que está à disposição dos professores e da direção da escola.
A PM informou que faz rondas diárias no bairro, de acordo com o mapa do crime. Os encontros são abertos a qualquer morador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário