quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Segundo caso de microcefalia em Campos confirmado


microcefaliaA Secretaria de Saúde de Campos divulgou nesta quinta-feira (25) um novo boletim sobre os casos de microcefalia no município. De acordo com as informações da secretaria, dois casos de malformação congênita já foram confirmados apenas em 2016. O boletim leva em conta dados colhidos até o dia 25 de fevereiro. O bebê nasceu na semana passada e sua mãe é mora na cidade.

O município não teve nenhum caso confirmado de microcefalia por zika atendido na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a casos em investigação, de acordo com a secretaria.
Em nota, a secretaria ainda informou que a Direção em Vigilância em Saúde também não foi notificada a respeito de nenhum caso na rede particular até a presente data.
Brasil tem 4.107 casos suspeitos de microcefalia
Os casos suspeitos de microcefalia em investigação pelo Ministério da Saúde e os Estados chegam a 4.107 em todo o País. Os números fazem parte do Informe Epidemiológico de Microcefalia, divulgado na última terça-feira (23) pelo Ministério da Saúde. O boletim aponta, ainda, que 950 notificações já foram descartadas e 583 confirmadas para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.
O que é Microcefalia?
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário