quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Justiça condena 20 pessoas por tráfico de drogas em Colatina, ES


Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
A Justiça condenou 20 pessoas pro tráfico de drogas em Colatina, Noroeste do Espírito Santo, nesta quarta-feira (24). Segundo denúncias do Ministério Público, os entorpecentes vinham do Paraguai para o município, e depois distribuídos para outros estados. Uma advogada está entre os condenados. A decisão cabe recurso.
A ação dos criminosos foi descoberta em 2012, durante a Operação Cazoti, realizada pela Polícia Civil. Na época, foram apreendidas armas, drogas, dinheiro, motocicletas, carros.
Segundo o Ministério Público, o grupo pagava pessoas para armazenar, transportar e dividir a droga de acordo com o pedido do usuário. As penas variam de um a 18 anos de prisão, além de pagamento de multa.
A advogada foi condenada por utilização de documento falso. Ela deve cumprir um ano de prisão e pagar multa. Segundo o Ministério Público, a atuação dela na situação criminosa foi orientar um dos réus a providenciar uma declaração falsa para a liberação de um veículo, usado no transporte da droga.
OAB
Sobre a condenação da advogada, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) informou que prestou assistência à advogada e acompanhou a ação penal, inclusive recorrendo da sentença. Ao examinar o recurso, o Ministério Público, em parecer da Procuradora Licéa Maria de Carvalho, se manifestou pela absolvição da advogada.
Mesmo assim, a desembargadora relatora, mesmo diante do parecer, confirmou a sentença, mantendo uma condenação que, até mesmo pelo órgão acusador de 2º grau, foi considerada injusta.
"Diante da decisão, a OAB-ES interpôs os cabíveis embargos de declaração, que espera que sejam acolhidos. Prestando integral solidariedade à advogada, a OAB-ES afirma sua mais firme convicção sobre a inocência da profissional, reitera sua certeza de que não houve crime e esclarece que manejará todos os recursos cabíveis na defesa da advogada atingida", diz a nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário