segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Defeso na bacia do Paraíba chega ao fim nesta segunda


Rio-Paraiba-novo-10Chega ao fim na próxima segunda, 29, o defeso da piracema na bacia hidrográfica do Paraíba do Sul. Todas as atividades pesqueiras – não só a pesca profissional e a amadora como competições –, o transporte e o armazenamento de espécies nativas voltam a ser permitidos até o dia 31 de outubro. Com 57 quilômetros quadrados, a bacia é integrada por 184 municípios dos estados do Rio (regiões do Médio Paraíba, Centro-Sul, Noroeste e Norte), São Paulo e Minas Gerais.

A medida do Governo Federal proíbe a pesca em rios e águas continentais entre o meio da primavera e do verão, essencial para a preservação de espécies nativas que nessa época nadam contra a correnteza, em direção à cabeceira dos rios, para reprodução e desova. Criado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o período pode variar de uma região para outra, de acordo com legislação específica.
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) lembra que o defeso é uma grande conquista pois permite o ciclo de vida das espécies, garantindo a renovação dos estoques, a pesca sustentável e a preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário