domingo, 28 de fevereiro de 2016

Homens são presos no ES com 600 caranguejos no período de andada


Fabíola de PaulaDa TV Gazeta
600 caranguejos foram apreendidos por fiscais da Secretaria do Meio Ambiente (Foto: Reprodução / TV Gazeta)Caranguejos foram levados por fiscais da Secretaria do Meio Ambiente. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)
Dois comerciantes de caranguejo foram detidos na manhã deste sábado (27) enquanto vendiam o animal, que está no período de reprodução, mais conhecido como 'andada'. Cinquenta dúzias de caranguejos foram apreendidos pela equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente deVitória, na Vila Rubim. Os comerciantes foram para o DPJ da capital.
Os 600 caranguejos foram soltos nesta tarde no manguezal da Ufes. Muitos deles acabaram morrendo durante a operação.
Este é o período da terceira andada do ano, quando os animais entram em fase de acasalamento, e vai até segunda-feira (29). Durante estas datas é proibido capturar, transportar, armazenar e comercializar os animais.
Fêmeas com ovos são capturadas ilegalmente durante a andada (Foto: Reprodução / TV Gazeta)Fêmeas com ovos são capturadas ilegalmente
durante andada. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)
Segundo a fiscal de Meio Ambiente Rosimari Aparecida Daltoé, entre os caranguejos apreendidos haviam muitas fêmeas em reprodução e a equipe de fiscalização enfrentou problemas para conseguir soltá-los, pois estavam presos em rede de captura.
“Se você observa o tórax das fêmeas percebe que está bem estufado, o que significa que elas estão com ovos e é por isso que não pode pegar nesse período”, explicou a agente.
Segundo ela, os animais foram encontrados depois de uma denúncia. “Eles montam uma banca, que não se sabe se é clandestina, para comercializar esses caranguejos. Depois que terminam de vender, ninguém mais os vê por lá”, contou Rosimari.
Um dos homens que foram conduzidos à delegacia estava transportando os caranguejos, o outro iria vendê-los. Os dois pagaram fiança de um salário mínimo cada e responderão em liberdade por crime ambiental.
Na última andada foram apreendidos 520 caranguejos-uçá e 60 guaiamuns, que também é um tipo de caranguejo que não deve ser capturado em hipótese alguma. Se o defeso da espécie não for respeitado, esses animais correm o risco de entrar em extinção.
De acordo com a legislação da portaria Seama nº 01-R, é proibido capturar, manter em cativeiro, transportar, armazenar, ou comercializar o caranguejo-uçá durante as épocas de reprodução do crustáceo. Qualquer irregularidade pode ser denunciada no Fala Vitória 156 e também na Polícia Ambiental.
Reprodução
O período da andada muda anualmente, pois depende das marés e das fases da lua. Nessa época, o caranguejo faz o acasalamento e desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado.
Etapas
A andada está dividida em sete períodos entre os meses de janeiro e abril:
1 - 25 a 31 de janeiro
2 - 9 a 15 de fevereiro
3 - 23 a 29 de fevereiro
4 - 10 a 16 de março
5 - 24 a 30 de março
6 - 8 a 14 de abril
7 - 23 a 29 de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário