quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

APP é alvo de queimada na Zona Rural de SFI


Mais um flagrante de crime ambiental em São Francisco de Itabapoana. Após detectar o desmatamento de uma área de mil metros quadrados em Santa Clara, na tarde de sábado,  fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMASFI) e policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (3ª Upam/PMERJ) registraram um crime de queimada na localidade de Amontado, na tarde desta terça-feira, 23-02.
 
Atendendo a uma denúncia anônima, os agentes foram até o Brejo do Amontado, considerado área de proteção permanente, previsto no Código Florestal Brasileiro. Ao chegarem ao local, próximo às margens do Brejo, foi constatado a queimada de espécies arbóreas, incluindo árvores frutíferas.
 
Ainda haviam focos de fumaça no momento da abordagem. Um homem foi conduzido para a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana e autuado no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais. Ele responderá ao processo em liberdade.
 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer, a lei é clara ao definir que toda queimada, seja ela acidental ou provocada, constitui crime ambiental.  “É sabido pela população que além da destruição da vegetação, a queimada provoca a infertilidade do solo, perda de espécies animais e vegetais, poluição do ar, entre outros”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário