segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Onça-parda é fotografada na região do Mestre Álvaro, na Serra, ES


Fotos foram feitas por grupo de amigos que passeava pelo local. 
Fotógrafo de animais silvestres disse que registro é raro.

Do G1 ES, com informações de A Gazeta
Onça-parda foi vista no Mestre Álvaro (Foto: Internauta/ Maycon Wesley)Onça-parda foi vista no Mestre Álvaro (Foto: Internauta/ Maycon Wesley)
Um grupo de amigos que subia o Mestre Álvaro, na Serra, no Espírito Santo, registrou a presença de uma onça-parda, felino de grande porte natural da Mata Atlântica, no local, neste sábado (21). Um dos integrantes do grupo é fotógrafo e conseguiu fazer imagens do animal. Outro profissional, que fotografa animais silvestres há mais de 10 anos, viu os registros e confirmou a “identidade” do felino.
Quando o animal percebeu a presença dos aventureiros, disparou na corrida. Mas o fotógrafo do grupo, Maycon Wesley, conseguiu capturar algumas imagens. "Primeiro achamos que era um cachorro, mas ai percebemos que era um animal muito grande. Não conseguimos identificar o felino, mas pelo porte e pela cor, acredito que seja uma onça-parda", conta o fotógrafo.

O fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, que registra imagens de animais silvestres há quase 10 anos, confirmou a "identidade" do animal e considera o registro raro. "Este formato é inconfundível, é uma onça-parda. Ela se adapta muito bem em ambientes degradados. Não duvido que tenha aparecido ali porque tem uma área de mangue e brejo muito grande. É um registro interessante porque aquela área do entorno do Mestre Álvaro tem sido muito destruída", disse.

De acordo com o fotógrafo, que já realizou imagens do felino na Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica, o animal é arredio e, portanto, difícil de fotografar. "As onças que ainda existem já aprenderam que o ser humano é um perigo. Você pode perceber que nas imagens ela está correndo, mesmo em outro morro. Ela percebe a presença do homem antes do homem percebê-la, então foge", explica.

O felino de grande porte chega a pesar até 100kg e pode medir até o quadril de um ser humano adulto. O território de uma onça adulta pode chegar a 100 km de extensão. O animal consegue ficar sem se alimentar cerca de três dias. Com grande poder de adaptação, o felino também se aproxima com facilidade de locais onde há ação humana.

A Prefeitura da Serra, que conserva parte da área como Área de Proteção Ambiental (Apa), informou, por meio de nota, que o local é habitat natural de animais silvestres de espécies variadas. "Há algum tempo não havia registro deste animal, mas a Prefeitura da Serra vai monitorar a área juntamente com a Polícia Militar Ambiental".

Nenhum comentário:

Postar um comentário