sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Polícia apreende 700 kg de caranguejo durante andada, no ES


Três pessoas foram detidas.
Polícia também encontrou camarão em fundo falso de carro.

Do G1 ES
A Polícia Militar Ambiental apreendeu 700 kg de caranguejo que estavam entrando no Espírito Santo de forma irregular, na noite desta quinta-feira (26). O material foi encontrado pelo posto de fiscalização localizado na divisa do estado com a Bahia. De acordo com a polícia, o material chegou em terras capixabas duas horas antes do encerramento do período de andada da espécie, quando não pode ser transportado ou comercializado. Três pessoas foram detidas.
Segundo o tenente Laurindo, da PM, com essa pesagem dá para calcular que a carga era composta por cerca de 3,5 mil crustáceos. "O período da andada terminaria a meia-noite. Só que o cidadão que estava transportando acho que quis adiantar a viagem dele e veio antes", explicou. Além disso, também foram encontrados 70kg irregulares de camarão, que estavam escondidos no fundo falso de um dos veículos.
O tenente ainda esclareceu que no caso das pessoas que dependem deste tipo de atividade para sobreviver, deve-se realizar um planejamento para esta fase de andada. "Hoje quem vive disso tem que se programar e se planejar, porque no período da andada ela não pode ter armazenado e ele não pode transportar", disse.
Os camarões foram encaminhados ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do estado (Idaf). Já os caranguejeiros vão passar por uma análise e, só depois, poderão ser soltos no mangue. "Nesse caso que veio da Bahia, veio de outro estado, a gente não sabe em que condições isso foi capturado lá e de que forma. Então a gente depende da análise de um profissional, que seria do Ibama, para ele analisar e definir se pode ou não fazer a soltura. Se não puder, a gente vai fazer a entrega para o Ibama e ele vai dar uma destinação", encerrou.
Os três detidos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de São Mateus. De acordo com a Polícia Civil, eles pagaram uma fiança de R$ 300 e vão responder por crime ambiental. Se condenados, podem pegar de um a três anos de prisão e ter que pagar multa.
* Com colaboração de Serli Santos, da TV Gazeta
Caranguejos vão passar por avaliação antes de serem soltos (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Caranguejos vão passar por avaliação antes de serem soltos (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário