sábado, 28 de fevereiro de 2015

Vereadores de Itaguaí, RJ, vão pedir na Justiça o afastamento do prefeito


Luciano Motta é investigado pela PF por desvio de verbas.
Serviços públicos estão paralisados na cidade.

Do G1 Rio
Vereadores de Itaguaí vão pedir na Justiça o afastamento do prefeito da cidade. Luciano Mota, do PMDB, é suspeito de corrupção e ainda não entregou à Comissão Parlamentar de Inquérito os contratos com empresas investigadas.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncias de corrupção na prefeitura de Itaguaí vai pedir o afastamento do prefeito da cidade na Justiça. Luciano Motta e alguns vereadores também são investigados pela Policia Federal por suspeita de corrupção.
Luciano Motta é suspeito de chefiar uma quadrilha que desviava verbas dos royalties do petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Na quinta-feira (26), a vereadora Miriam Pacheco, do Solidariedade, foi indiciada pela PF por organização criminosa. Ela é acusada de receber mais de R$ 100 mil por mês de salários de funcionários fantasmas.

A PF também investiga uma operação para enfraquecer a CPI que pode levar ao impeachment do prefeito Luciano Motta. Em um vídeo, o ex-secretário de Turismo, Ricardo Soares, diz a uma pessoa o que o prefeito deveria fazer para abafar a CPI: oferecer dinheiro.
Em dezembro do ano passado a PF apreendeu na casa de Luciano uma TV de 85 polegadas, que teria sido comprada por R$ 99 mil em dinheiro. O prefeito também era visto dirigindo uma Ferrari pelas ruas do município.
Na manhã desta sexta-feira (27), a assessoria do prefeito Luciano Mota informou que ele estaria disposto a gravar uma entrevista exclusiva ao RJTV, para dar a sua versão sobre as denúncias. Mas, à tarde, também por telefone, o próprio prefeito mudou de ideia e cancelou a entrevista. Na prefeitura, o secretário de comunicação Hari Chandra disse que o prefeito está se sentindo injustiçado.
Às 17h, terminou o prazo para que Luciano Mota entregasse à CPI os contratos com empresas que estão sendo investigadas pela PF. O presidente da comissão disse que nada foi entregue e que os vereadores vão pedir o afastamento do prefeito.
“A CPI se reúne de novo na segunda-feira e, provavelmente, vamos estar pedindo na Justiça o afastamento dele, porque ele está atrapalhando o andamento da CPI, está atrapalhando as investigações, já que ele não quer entregar, que a Justiça afaste-o do cargo para gente poder prosseguir com o nosso trabalho”, disse o vereador Willian Cezar (PT).
O vereador William disse também que foi descoberto um plano contra a vida dele e que já pediu à Secretaria de Segurança uma escolta para protegê-lo. Mas, até agora a secretaria não forneceu.
A Câmara Municipal de Itaguaí informou que além da CPI, uma Comissão Especial Processante também investiga as denúncias envolvendo o prefeito Luciano Mota. O ex-secretário Ricardo Soares, o assessor Amaro Gagliarti e a vereadora Mírian Pacheco não foram localizados pela reportagem do RJTV.
Serviços públicos parados
Além do escândalo da corrupção, os moradores de Itaguaí ainda têm de conviver com a greve no município. Os servidores municipais alegam que o plano de cargos e salários não está sendo cumprido e paralisaram as atividades há três semanas. A maioria das escolas e creches está fechada ou funcionando parcialmente. Os assistentes sociais e os agentes de trânsito também entraram em greve. Na saúde, a situação é a mesma, paralisação.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário